Daily Mail na Primeira Guerra Mundial

Daily Mail na Primeira Guerra Mundial

Em 1887, o jornalista Alfred Harmsworth formou uma nova editora. As primeiras publicações incluíram Answers (1888) e Comic Cuts (1890) e em 1894 entrou nos jornais quando ele adquiriu o London Evening News.

Alfred Harmsworth decidiu então começar um novo jornal baseado no estilo dos jornais publicados nos EUA. Quando a primeira edição do Correio diário apareceu pela primeira vez em 4 de maio de 1896, mais de 65 simulações ocorreram. Para cada um deles, os papéis completos foram produzidos a um custo de £ 40.000. O jornal de oito páginas custava apenas meio penny. Os slogans usados ​​para vender o jornal incluíam "Jornal de um centavo por meio centavo" e "Jornal diário do homem ocupado".

o Correio diário foi o primeiro jornal na Grã-Bretanha a atender a um novo público leitor que precisava de algo mais simples, mais curto e mais legível do que os que estavam disponíveis anteriormente. Uma inovação foi o título do banner que atravessou a página. Um espaço considerável foi dado a histórias de esporte e interesse humano. Foi também o primeiro jornal a incluir uma seção feminina que tratava de assuntos como moda e culinária.

Outra inovação introduzida pelo Correio diário foi a publicação de folhetins. Supervisionado pessoalmente por Harmsworth, o comprimento médio foi de 100.000 palavras. O episódio de abertura tinha 5.000 palavras e deveria ter um impacto dramático nos leitores. Isso foi seguido por episódios de 1.500 a 2.000 palavras todos os dias.

O jornal foi um sucesso imediato e a tiragem atingiu rapidamente 500.000 exemplares. Com o forte interesse na Guerra dos Bôeres em 1899, as vendas ultrapassaram um milhão. Harmsworth encorajou as pessoas a comprar o Correio diário por razões nacionalistas, deixando claro para seus leitores que seu jornal representava "o poder, a supremacia e a grandeza do Império Britânico".

Harmsworth também usou seus jornais para promover invenções como telefone, luz elétrica, fotografia, motocicletas e automóveis. Ele era tão apaixonado por carros que Harmsworth proibiu o editor do Correio diário de relatar acidentes automobilísticos.

A popularidade do jornal aumentou com o uso de atividades promocionais. Isso incluiu a oferta de prêmios para os primeiros voos de todos os tempos sobre o Canal da Mancha e o Atlântico.

Embora dirigido a um público de massa, Alfred Harmsworth empregou os melhores jornalistas disponíveis. Isso incluiu pessoas como Henry Hamilton Fyfe e Philip Gibbs.

Alfred Harmsworth foi um grande defensor do vôo e em 1906 ofereceu um prêmio de £ 1.000 para o primeiro aviador a cruzar o Canal da Mancha de Calais a Dover e £ 10.000 de prêmio para o primeiro vôo concluído de Londres a Manchester. A ideia parecia tão absurda que Revista Punch decidiu zombar de Harmsworth oferecendo um prêmio de £ 10.000 pelo primeiro vôo para Marte. No entanto, em junho de 1910, os dois prêmios Harmsworth foram ganhos por pilotos franceses.

Harmsworth estava preocupado com as possíveis consequências das aeronaves para a defesa da Grã-Bretanha. Ele percebeu que em breve seria possível para pilotos estrangeiros lançar bombas sobre a Grã-Bretanha. Ele escreveu uma carta alertando Richard Haldane, Secretário da Guerra, sobre suas preocupações, mas não conseguiu persuadir o governo de que esse perigo existia.

Antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial, Harmsworth foi acusado de ser um traficante de guerra. Já em 1897, ele havia enviado o escritor G. W. Steevens à Alemanha para produzir uma série de dezesseis partes intitulada Under the Iron Heel. Os artigos elogiavam o exército alemão e alertavam que a Grã-Bretanha corria o risco de ser derrotada em uma guerra contra a Alemanha. Três anos depois, Northcliffe escreveu um editorial no Correio diário prevendo uma guerra com a Alemanha

Em outubro de 1909, Harmsworth (agora Lord Northcliffe) contratou Robert Blatchford, o editor socialista do Clarion, para visitar a Alemanha para escrever uma série de artigos para o jornal sobre os perigos que os alemães representavam para a Grã-Bretanha. Blatchford concordou com Northcliffe sobre o problema e em um artigo escreveu: "Eu acredito que a Alemanha está se preparando deliberadamente para destruir o Império Britânico" e alertou que a Grã-Bretanha precisava gastar mais dinheiro para se defender contra ataques.

Logo após a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o editor de A estrela O jornal afirmou que: "Ao lado do Kaiser, Lord Northcliffe fez mais do que qualquer homem vivo para provocar a guerra."

Lord Northcliffe estava determinado a fazer o Correio diário o jornal oficial do Exército britânico. Todos os dias, 10.000 cópias do jornal eram entregues à Frente Ocidental em carros militares. Ele também teve a ideia revolucionária de usar soldados da linha de frente como fontes de notícias. Em agosto de 1914, ele anunciou um esquema pelo qual pagaria aos soldados por artigos escritos sobre suas experiências.

Durante os estágios iniciais do conflito, Northcliffe criou uma grande polêmica ao defender o recrutamento e criticar Lord Kitchener. Em um artigo que ele escreveu no Correio diário em 21 de maio de 1915, Northcliffe escreveu um ataque violento ao Secretário de Estado da Guerra: "Lord Kitchener deixou o exército da França sem munições de alto explosivo. O fato admitido é que Lord Kitchener encomendou o tipo errado de granada - o mesmo tipo de projétil que ele usou principalmente contra os bôeres em 1900. Ele persistiu em enviar estilhaços - uma arma inútil na guerra de trincheiras. Ele foi avisado repetidamente que o tipo de projétil necessário era uma bomba violentamente explosiva que dinamitaria seu caminho através das trincheiras alemãs e embaraços e permitir que nossos bravos homens avancem em segurança. Este tipo de projétil que nossos pobres soldados carregaram causou a morte de milhares deles. "

Lord Kitchener foi um herói nacional e o ataque de Harmsworth a ele perturbou um grande número de leitores. Durante a noite, a circulação do Correio diário caiu de 1.386.000 para 238.000. Um cartaz estava pendurado na placa do jornal com as palavras "Os Aliados dos Hunos". Mais de 1.500 membros da Bolsa de Valores tiveram uma reunião na qual aprovaram uma moção contra os "ataques venenosos da Hamsworth Press" e depois queimaram cerimoniosamente cópias do jornal ofensor.

Embora o líder do governo, Herbert Asquith, acusasse Northcliffe e seus jornais de deslealdade, ele aceitou em particular que a produção de granadas era um problema real e nomeou David Lloyd George como o novo Ministro das Munições.

Lord Northcliffe também usou o jornal para atacar o governo pela operação fracassada em Gallipoli. Ele escreveu sobre os "quarenta mil mortos, desaparecidos ou afogados; trezentos milhões de tesouros jogados fora" e argumentou que mesmo se a campanha tivesse sido bem-sucedida "para vencer esta guerra, a própria linha alemã deve ser rompida" na Frente Ocidental.

Lord Northcliffe continuou seus ataques a Lord Kitchener e quando soube que ele havia sido morto, ele comentou: "O Império Britânico acaba de ter o maior golpe de sorte de sua história." Após a morte de Kitchener, ele se concentrou em remover Herbert Asquith. Ele não apenas criticou Asquith como um homem inativo, mas afirmou que a Alemanha temia que David Lloyd George se tornasse primeiro-ministro.

Quando Asquith renunciou em dezembro de 1916, o novo primeiro-ministro, David Lloyd George, decidiu que era mais seguro ter Northcliffe em seu governo. No entanto, Northcliffe recusou uma oferta de um lugar no gabinete de Lloyd George, pois sabia que isso prejudicaria sua capacidade de criticar o governo.

Embora David Lloyd George oferecesse a Lord Northcliffe um cargo no gabinete, ele detestava intensamente o homem. Em uma carta confidencial ao seu Secretário Privado Parlamentar, ele escreveu na época que afirmou: "Northcliffe é um dos maiores intrigantes e pessoas mais inescrupulosas do país."

Até mesmo viver em uma zona de guerra sem papéis e credenciais era difícil o suficiente, mas mover-se e ver as coisas, e pegar notícias e então fazer com que seus despachos escritos fossem levados para casa - contra todos os regulamentos - era um trabalho maior e mais complexo do que qualquer coisa Eu já empreendi trabalho jornalístico. Às vezes, eu desejava ser preso e mandado para casa e acabar com tudo isso.

Evitei as autoridades na França e na Flandres em 1914-1915 por cinco meses - indo para a Frente em média duas ou três vezes por semana. Eu tinha apartamentos ou quartos de hotel em três distritos e, quando as coisas esquentavam em um lugar, me mudava para outra de minhas bases.

Os alemães têm essa vantagem sobre nós, que seu público se mantém interessado na guerra. Por meio de correspondentes de guerra brilhantes e filmes e fotografias cinematográficas em constante mudança, todo homem, mulher e criança sabe o que a guerra significa e como a nação está lutando. Neste país, qualquer pessoa que anda entre a população descobre que poucas das massas entendem do que se trata a guerra. Eles ouvem muito pouco sobre os horrores da guerra travada pela Alemanha. Eles não entendem o que a derrota significaria para nós.

Lord Kitchener deixou o exército francês sem munições de alto poder explosivo. Esse tipo de projétil que nossos pobres soldados carregaram causou a morte de milhares deles.

As perdas diárias na guerra, em dias normais, onde não há tentativa de avanço, são da ordem de 2.000, segundo as listas oficiais de baixas. Estamos ficando insensíveis com o tamanho das listas diárias de mortos, feridos e desaparecidos. Muito poucas pessoas lêem até mesmo os títulos deles, comparativamente poucos compreendem o fato de que, após grandes perdas, estamos exatamente onde estávamos há seis meses em nossa pequena linha na fronteira franco-belga. Milhares de lares estão lamentando hoje por homens que foram sacrificados desnecessariamente.


Não condene o Daily Mail por seu flerte fascista há 80 anos

Uma das coisas que sempre me deixa furioso é a estupidez automática de dizer que o Daily Mail costumava apoiar o fascismo, o que implica que é de alguma forma uma mercadoria contaminada em sua forma moderna.

Certamente tenho minhas diferenças com a política do Correio moderno, mas é um preconceito cego vincular o que publicou, por um breve período, na década de 1930 ao que faz hoje.

Fiquei muito feliz em ver no blog de Anna Raccoon na semana passada um artigo de Matt Wardman no qual ele apresentou uma aula de história da mídia.

Ele omitiu um fato crucial e falarei sobre isso em um momento. Mas ele ressaltou dois pontos muito importantes - em primeiro lugar, o Mail não era o único jornal a publicar artigos apoiando os camisas-negras de Oswald Mosley. O Daily Mirror também.

Em segundo lugar, tentar criticar o Correio de 2011 apontando para uma aberração de 80 anos carece de qualquer valor. Não só não teve efeito duradouro no Correio. Quase não teve efeito mesmo na época.

O que Wardman não fez, entretanto, foi tornar o nexo de propriedade entre o Mail e o Mirror dos anos 1930 bastante claro. Isso não é tão surpreendente porque não foi nada claro e continua sendo uma questão de disputa.

Vamos primeiro tirar os fatos indiscutíveis do caminho. No início da década de 1930, o então visconde Rothermere (Harold Harmsworth) era dono do Mail and the Mirror.

Em janeiro de 1934, ele escreveu - sob sua própria assinatura - artigos que apareceram no Mail e no Mirror. O primeiro foi intitulado "Viva os Camisas Negras". O último tinha o título "Dê uma mãozinha aos Camisas Negras".

Em um ano, ele retirou seu apoio ao partido de Mosley, embora continuasse um admirador de Hitler e Mussolini. Na verdade, ele se encontrou e se correspondeu com Hitler, até parabenizando-o por sua anexação da Tchecoslováquia.

Rothermere I (Harold Harmsworth) com Hitler

Portanto, não podemos ter a ilusão de que Rothermere, o Primeiro, era um apoiador dos nazistas. E ele tinha o poder de dizer isso por meio de sua propriedade do Mail - pelo menos até a declaração de guerra. Vou pegar isso em um momento também.

O que dizer do espelho? Em geral, pensa-se que Harold vendeu secretamente seus interesses no Mirror no início dos anos 1930. No entanto, a propriedade do jornal após sua suposta venda permaneceu incerta em 1934.

Portanto, é provável que o então editor do Mirror, Harry Guy Bartholomew, se sentisse obrigado a publicar um artigo de um homem que ele considerava ser, se não o proprietário, então quase certamente ainda seu maior acionista.

Dito isso, parece que Bart não se incomodou muito com os sentimentos de Rothermere. Wardman aponta para Chris Horrie's Nação do tabloide: do nascimento do Mirror à morte do tabloide, no qual ele revela que os leitores do Mirror foram incentivados a se juntar ao partido de Mosley.

O jornal irmão do Mirror, então conhecido como Sunday Pictorial, até publicou fotos de camisas pretas uniformizadas jogando tênis de mesa e cantando em volta de um piano. Os dois títulos também planejavam um concurso de beleza com o objetivo de descobrir a fascista mais bonita da Grã-Bretanha.

Não muitas pessoas sabem disso. Certamente, nada como tantos quantos sabem que o Mail publicou o "Viva os Camisas Negras" de Rothermere (que é o ponto de Wardman).

Ele não está derrubando o espelho. Ele está apenas dizendo que é injusto que um título sofra de associação com o fascismo enquanto o outro não.

Mas há mais contexto que é importante. O filho de Harold, Esmond (Rothermere o Segundo) assumiu o controle do Mail antes de Harold morrer em 1940. Sua cobertura da eclosão da guerra no ano anterior não revela um centímetro de apoio a Hitler.

Também é importante ver as visões equivocadas de Harold pelo prisma do amplo apoio ao apaziguamento, não menos do The Times, sob a direção de Geoffrey Dawson e, é claro, de muitos políticos importantes.

Por último, também é verdade que o Mail dos anos 1930 não era tão influente quanto o Daily Express e seu proprietário, Lord Beaverbrook.

E foi o Express, em março de 1933, que publicou uma manchete com o título "A Judéia declara guerra à Alemanha: Judeus de todo o mundo se unem em ação".

Foi um relatório exagerado sobre um (suposto) boicote contra produtos alemães que foi declarado em resposta às atividades anti-semitas dos nazistas. O "boicote" foi rapidamente repudiado pelo conselho de deputados judaicos na Grã-Bretanha.

Beaverbrook, geralmente considerado não anti-semita e amigo íntimo de Churchill, também é lembrado por sua famosa previsão: "Não haverá guerra na Europa". Seu Express espirrou isso em 1o de setembro de 1939, o dia em que Hitler invadiu a Polônia, e a guerra começou.

A questão é: dane-se o Mail, se quiser, pelo que publica agora. Mas Rothermere o Segundo, Rothermere o Terceiro (Vere) e agora Rothermere o Quarto (Jonathan) não podem ser responsabilizados pelas opiniões do primeiro de sua linha.


Testemunha ocular

Alguns jornais criticaram o apelo de Kitchener por voluntários. Os generais britânicos também aprenderam antes da Primeira Guerra Mundial a tratar a imprensa e seus proprietários com respeito, embora sempre com certo desdém pelos repórteres de guerra. Em particular, o envolvimento do correspondente militar de Os tempos, O tenente-coronel (aposentado) Charles à Court Repington, na política do exército antes e durante a guerra tornou-se notório. A experiência das guerras anteriores convenceu a maioria dos governos e autoridades militares de que reportagens irrestritas em jornais eram um risco de segurança inaceitável. Na interpretação estrita dos regulamentos militares, virtualmente qualquer contato com a imprensa por um membro das forças armadas era considerado crime. Lord Kitchener, o recém-nomeado Secretário de Estado da Guerra em 1914, também era pessoalmente hostil à imprensa.

A publicidade em jornais também foi crítica para o chamado de Kitchener por voluntários para o exército.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o governo invocou a nova Lei de Segredos Oficiais e Ato de Defesa do Reino (DORA) para impor a censura da imprensa e procurou proibir todas as reportagens de guerra. Em vez disso, o Exército delegou um oficial em serviço, o tenente-coronel Ernest Swinton, como seu repórter oficial, com a assinatura 'Eye Witness'. Outros repórteres foram deixados para cobrir os primeiros meses da guerra da melhor maneira possível, sem apoio oficial, embora, na prática, oficiais graduados freqüentemente lidassem com a imprensa e cartas ou comentários de soldados aos jornais fossem tolerados. A publicidade em jornais também criticava o chamado de Kitchener para voluntários para o exército.

O poder da imprensa nacional (com sede em Londres, exceto para o Manchester Guardian) foi tão grande que, desde que evitasse o confronto direto com o governo, foi deixado para ser amplamente autorregulado. A política da maioria dos jornais nacionais era a própria classe governante: apoiar o esforço de guerra, mas se reservar o direito de criticar as políticas governamentais. O governo prestou muito menos atenção à imprensa regional ou local, que era amplamente livre para escrever o que quisesse. Em particular, continuou o hábito, estabelecido em guerras anteriores, de cartas dos soldados serem repassadas aos jornais locais para publicação.


ARTIGOS RELACIONADOS

Ao final da guerra, o fundo havia levantado £ 200.000 e enviado 2,5 milhões de caixas.

O mistério envolve a caixa à venda, que foi comprada por um colecionador de memorabilia da Primeira Guerra Mundial vários anos atrás, depois que ele a viu em um leilão.

O colecionador, que foi informado que a caixa havia sido encontrada na Irlanda, suspeitou que a caixa tinha latas de Natal dentro, então fez um raio-X, pois ele não queria abri-la.

Dentro: O colecionador, que comprou a caixa em leilão com o pressentimento de que conteria as latas, não quis abrir a caixa - então ele fez um raio-X (foto) para ver o que havia dentro

Guloseimas escondidas: a digitalização mostrou que a caixa estava cheia até a borda com as latas de presente de Natal, na foto, que continham um cartão de Natal, doces e chocolates

Ele será inaugurado pela primeira vez por Lady Emma Kitchener, bisneta do grande militar Lord Kitchener, no Chalke Valley History Festival perto de Salisbury, Wiltshire, no final deste mês.

Uma quantidade selecionada de latas será vendida no festival por £ 300 a £ 350 com o restante sendo leiloado na venda de Onslows na Grande Guerra em Dorset em 9 de julho.

Uma parte dos rendimentos será doada a uma instituição de caridade de serviços.

Patrick Bogue, da casa de leilões Onslows em Blandford, disse: 'Com o Natal de 1914 se aproximando, a filha de George V, a princesa Mary, teve a ideia de um fundo que pagaria presentes para soldados e marinheiros que lutavam na linha de frente.

100 anos: A caixa será finalmente aberta no final deste mês por Lady Emma Kitchener no Chalke Vallye History Festival em Salisbury. Algumas das latas serão leiloadas por £ 300 - £ 350 durante o evento - com a renda revertida para instituições de caridade

A DIETA E O KIT DE UM SOLDADO

No início do conflito, os soldados britânicos podiam comer 10 onças de carne e 8 onças de vegetais por dia. No entanto, isso foi logo reduzido porque as linhas de abastecimento foram interrompidas devido a bloqueios navais e terrestres em toda a Europa.

Dois anos depois, em 1916, a ração de carne caiu para 6 onças por dia. Perto do final do conflito, os soldados tiveram a sorte de conseguir carne uma vez a cada nove dias.

Algumas fontes sugerem que as tropas comeram carne de cavalo de animais mortos na linha de frente.

Alguns soldados supostamente cultivavam seus próprios vegetais nas trincheiras - mas poucos eram bem-sucedidos. Em vez disso, urtigas e ervas daninhas eram usadas em ensopados.

Outros produtos fornecidos incluíam chá, bacon, queijo, geléia e ensopados de carne - todos enlatados. A farinha também era escassa, então vegetais moídos foram usados ​​como um substituto.

Em termos de equipamento, cada soldado recebeu uma correia padrão de 1908 para transportar itens pessoais. Incluía: Um cinto largo, bolsas de munição direita e esquerda, cada uma com 75 cartuchos e uma cabeça de ferramenta de entrada. Um carregador de garrafa de água, uma pequena mochila - incluindo uma faca e rações não utilizadas - e um pacote grande também foram fornecidos.

Uma lata de bagunça estava dentro de uma capa cáqui de tecido amarelado.

'Ela queria fazer sua parte e a campanha foi muito bem-sucedida.

“Era uma crença comum que a guerra seria muito rápida, então centenas de milhares dessas pequenas latas com presentes dentro foram colocadas juntas.

“Era para ser um caso isolado, mas como sabemos agora, a guerra durou muito mais tempo do que o previsto.

“O fundo continuou a crescer e então as caixas foram enviadas para outras pessoas que ajudavam no esforço de guerra, como jovens soldados e enfermeiras.

“Havia alguns tipos de caixa - as iniciais continham um maço de cigarros e um lápis feito de uma cápsula, enquanto outras continham doces e chocolate.

'A caixa foi encontrada na Irlanda, mas não sabemos mais sobre sua história.

“É um mistério completo se esta caixa foi simplesmente excedente aos requisitos ou se há outra razão pela qual nunca chegou à linha de frente.

“O selo ainda está intacto, o que sugere que nunca foi aberto, o que é incrível porque as latas potencialmente contêm maços de cigarros.

“A caixa foi radiografada e isso confirma que são as latas com os lápis de cartucho dentro.

'É incrível pensar que eles passaram os últimos 100 anos sem serem perturbados.'

Chalke Valley History Festival vai de 23 a 29 de junho. O camarote será aberto em 28 de junho.


O Daily Mail e a Primeira Guerra Mundial

Diante do centenário da Primeira Guerra Mundial, Private Eye relatou como no Daily Mail não entendia o significado dos eventos de junho e julho de 1914 e na época estava mais focado em eventos na Irlanda.

Certamente há alguma verdade nisso, como o Daily Mail & # 8217s Tom Clarke estabeleceu em Meu Diário Northcliffe:

Sempre me pareceu curioso que os profetas de guerra que desde então descreveram esse evento [o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand] como o sinal planejado e óbvio, não o reconheceram na época.

Northcliffe [o dono do Mail] certamente não o reconheceu. Ele, como muitos outros, estava embrulhado no impasse irlandês, e tão tarde quanto segunda-feira, 20 de julho, apenas cinco dias antes da Áustria e da Sérvia começarem o conflito que iria incendiar a Europa, ele estava se envaidecendo por ter garantido uma vida pessoal e # 8216scoop & # 8217 sobre a decisão do rei & # 8217 de convocar uma conferência dos líderes de todos os partidos sobre o assunto do Ulster.

Mas criticar o Mail por falta de previsão sobre a guerra parece um pouco injusto.

Lord Northcliffe pode pelo menos afirmar ter estado à frente da multidão ao identificar a Alemanha como uma ameaça. O Mail vinha alertando sobre a Alemanha desde seu & # 8220Alemanha como ela é & # 8221 série em 1896 e já em 1908 ele escreveu para Evelyn Wrench: & # 8220Eu os conheço [os alemães], eles vão esperar a hora certa, mas Der Tag virá. Você marca o que eu digo. & # 8221

No final de 1913, ele até considerou começar uma edição de Berlim do Mail, que ele aparentemente calculou que lhe custaria £ 200.000, mas valeria & # 8220 muito mais se conseguirmos acabar com a mania de guerra das cabeças alemãs & # 8221.

Northcliffe sempre viu a guerra como uma justificativa de seus anos de advertências, mas a realidade não é tão clara. O jornal Star & # 8217s afirma que & # 8220 ao lado do Kaiser, Lord Northcliffe fez mais do que qualquer outro homem vivo para provocar a guerra & # 8221 pode ter exagerado, mas certamente há um debate legítimo sobre a extensão para o qual a hostilidade do Mail & # 8217s em relação à Alemanha era presciência ou xenofobia.

Embora a resposta seja provavelmente um pouco das duas coisas, o fato de Northcliffe ter passado os últimos anos de sua vida & # 8211 ele morreu em 1922 & # 8211 alertando sobre o Japão sugere que ele tinha um talento para identificar ameaças à paz mundial.

O que está claro é que Northcliffe e o Daily Mail entenderam melhor do que ninguém que a guerra iminente seria longa e sangrenta. O Mail foi desprovido de qualquer loquacidade sobre ter acabado no Natal de 29 de julho, por exemplo, advertiu seus leitores de que & # 8220A Europa está cara a cara com a maior catástrofe da história humana & # 8221.

Mas enquanto o entendimento de Northcliffe & # 8217s da situação era sem dúvida superior a muitas figuras públicas, seu julgamento sem dúvida falhou com a eclosão da guerra e ele só foi salvo por Thomas Marlowe, o editor do Mail & # 8217s, de lançar uma campanha ridícula para nenhum britânico tropas para colocar os pés na Europa.

& # 8220Nenhum único soldado deve deixar este país, & # 8221 ele anunciou para uma redação do Mail atônita. & # 8220Temos uma frota soberba, que dará toda a assistência ao seu alcance, mas não apoiarei o envio de um único soldado britânico para fora deste país.

& # 8220E a invasão? E quanto ao nosso próprio país? Coloque isso no líder. Você escuta? Nem um único soldado irá com meu consentimento. Diga isso amanhã no jornal. & # 8221

O controle de Northcliffe sobre o Mail era tal que quase sempre conseguia o que queria em questões de política editorial. Mas desta vez, Marlowe discordou dele e se recusou a recuar.

Isso levou a uma noite tensa, com os impressores preparando duas colunas líderes muito diferentes para publicação & # 8211, uma escrita por Northcliffe e a outra por Marlowe & # 8211 e Marlowe dizendo aos impressores que nenhuma página deveria passar sem seu pedido expresso.

A edição daquele dia estava três quartos de hora atrasada para impressão, enquanto o escritório aguardava uma decisão final. No final, Northcliffe foi persuadido a mudar de ideia e foi o líder de Marlowe & # 8217 que o público leu na manhã seguinte.


Ferrovia

Um carteiro coleta cartas em uma caixa de correio de trem, por volta de 1921. & # XA0

Arquivo de História Universal / Grupo de Imagens Universais / Imagens Getty

Embora os correios tenham transportado a correspondência pela primeira vez através do cavalo de ferro & # x201Ciron & # x201D em 1832, o uso da ferrovia entrou em uma nova era de eficiência após a Guerra Civil, com a conclusão da primeira ferrovia transcontinental da nação & # x2019. De 1860 a 1970, os funcionários separavam e distribuíam a correspondência em trens que cruzavam o país em seu auge em meados do século 20, o Serviço de Correio Ferroviário (RMS) lidaria com 93 por cento de todo o correio não local nos Estados Unidos Estados.


ARTIGOS RELACIONADOS

Em seguida, foi retirado, o tubo aberto e a pele lisa costurada sobre a área que precisava de cobertura.

Um dos primeiros pacientes a ser tratado foi Walter Yeo, suboficial de artilharia do HMS Warspite.

Yeo sofreu ferimentos faciais durante a Batalha de Jutland em 1916, incluindo a perda das pálpebras superiores e inferiores.

O pedículo tubular produziu uma "máscara" de pele enxertada em seu rosto e olhos, produzindo novas pálpebras.

Os resultados, embora longe de serem perfeitos, significavam que ele tinha um rosto mais uma vez. Gillies continuou repetindo o mesmo tipo de procedimento em milhares de outros.

Quatro fotografias documentando a reconstrução facial de um soldado cuja bochecha foi gravemente ferida durante a Batalha do Somme em julho de 1916

Os artesãos pintariam a máscara enquanto ela estava no soldado, de modo que ficasse muito parecido com o tom de pele real do soldado. Acima, à esquerda, está um soldado severamente desfigurado e à direita ele é retratado usando a máscara criada

Houve necessidade de maiores facilidades para o tratamento cirúrgico e pós-operatório e também reabilitação dos pacientes, junto com as diferentes especialidades envolvidas em seus cuidados.

Gillies desempenhou um papel importante no projeto de uma unidade especializada no Queen Mary's Hospital em Sidcup, sudeste de Londres.

Abriu com 320 leitos - e, ao final da guerra, eram mais 600 leitos e 11.752 operações já haviam sido realizadas.

Mas a cirurgia reconstrutiva continuou muito depois do fim das hostilidades e, quando a unidade finalmente foi fechada, em 1929, cerca de 8.000 militares haviam sido tratados entre 1920 e 1925.

Os detalhes dos ferimentos, as operações para corrigi-los e o resultado final foram todos registrados em detalhes, tanto pela fotografia clínica inicial e também por desenhos e pinturas detalhadas criadas por Henry Tonks, que embora treinado como um médico, desistiu da medicina por quadro.

Tonks se tornou um artista de guerra na Frente Ocidental, mas depois se juntou a Gillies para ajudar não apenas no registro dos novos procedimentos plásticos, mas também em seu planejamento.

A complexa cirurgia facial e craniana exigiu novas formas de aplicação de anestésicos.

Dois soldados feridos jogando cartas após a colocação de próteses faciais completas em abril de 1919

A anestesia em geral havia avançado como especialidade durante os anos de guerra - tanto na forma como era administrada, quanto na forma como os médicos eram treinados (anteriormente, os anestésicos costumavam ser administrados por um membro júnior da equipe cirúrgica).

A sobrevivência de operações que exigiam anestesia estava melhorando, embora as técnicas ainda fossem baseadas em clorofórmio e éter.

A equipe de anestesia do Queen Mary desenvolveu um método para passar um tubo de borracha do nariz até a traquéia (traqueia), bem como trabalhar no tubo endotraqueal (boca para traquéia) que era feito de um tubo de borracha comercial.

Muitas de suas técnicas permanecem em uso hoje. Como um médico austríaco escreveu em 1935: 'Ninguém venceu a última guerra, exceto os serviços médicos. O aumento do conhecimento foi o único ganho determinável para a humanidade em uma catástrofe devastadora. '

  • Este artigo foi publicado originalmente por The Conversation
  • O autor gostaria de agradecer a assistência de Norman G Kirby, Major General (aposentado), Diretor de Cirurgia do Exército 1978-82

Escultora e socialite americana que seguiu seu marido médico para a Europa no início da Primeira Guerra Mundial mudou a vida de quase 200 soldados desfigurados em batalha, criando "máscaras de retrato" que poderiam usar para esconder seus ferimentos faciais

por Regina F Graham, repórter do DailyMail.com

  • Anna Coleman Ladd ajudou quase 200 soldados com desfiguração facial da Primeira Guerra Mundial criando 'máscaras de retratos'
  • Nascida em uma família importante nos arredores da Filadélfia em 1878, ela estudou escultura na Europa antes de se casar com o marido em 1905 e se mudar para Boston
  • O casal mudou-se para a França em 1917, onde ela fundou o American Red Cross Studio of Portrait Masks e empregou quatro assistentes para ajudá-la
  • Os serviços nobres de Ladd lhe renderam a Légion d'Honneur Croix de Chevalier e a Ordem Sérvia de São Sava

Mais de 16 milhões de soldados e civis morreram na Primeira Guerra Mundial, tornando-a a guerra mais mortal da história. Muitos dos que sobreviveram aos campos de batalha o fizeram com graves lesões faciais e foi difícil voltar para casa com uma mudança drástica na aparência.

Eles se preocupavam com a reação da família e dos amigos e também como seriam tratados por terem perdido um nariz, um olho ou pedaços de sua mandíbula após sofrerem deformações causadas por estilhaços, balas e lança-chamas.

Em um esforço para trazer um pouco de normalidade de volta às suas vidas, a escultora americana Anna Coleman Ladd, que se mudou para Paris com o marido no início da guerra, criou máscaras de retratos modeladas a partir de fotos tiradas dos homens antes de seus ferimentos.

"Um homem que veio até nós foi ferido dois anos e meio antes e nunca esteve em casa", de acordo com um relatório de 1919 do estúdio de Ladd publicado pelo Museu Smithsonian como parte de seus arquivos.

- Ele não queria que sua mãe visse como ele estava mal. 'De todo o seu rosto, restou apenas um olho, e depois de 50 operações. . . ele veio até nós.

'As pessoas se acostumam a ver homens sem braços e pernas, mas nunca se acostumam com um rosto anormal.'

Anna Coleman Ladd, uma socialite e escultora americana que acompanhou seu marido médico até a Europa no início da Primeira Guerra Mundial, descobriu seu ofício em próteses. Ela transformou a vida de mais de 200 soldados. Aqui, ela trabalha em uma máscara protética usada por um soldado francês para esconder sua desfiguração em julho de 1918


Histórias

Buracos na estrada

On 17 January 1967, the Correspondência published a story, "The holes in our roads", about potholes, giving the examples of Blackburn where it said there were 4,000 holes. This detail was then immortalised by John Lennon in The Beatles song "A Day in the Life", along with an account of the death of 21-year-old socialite Tara Browne in a car crash on 18 December 1966, which also appeared in the same issue. ⏝]

Unification Church

In 1981, the Correio diário ran an investigation into the Unification Church, nicknamed the Moonies, accusing them of ending marriages and brainwashing converts. ⏁] The Unification Church, which always denied these claims, sued for libel but lost heavily. A jury awarded the Correspondência a then record-breaking £750,000 libel payout. In 1983 the paper won a special British Press Award for a "relentless campaign against the malignant practices of the Unification Church." ⏞]

Gay gene controversy

On 16 July 1993 the Correspondência ran the headline "Abortion hope after 'gay genes' finding". ⏟] ⏠] Of the tabloid headlines which commented on the Xq28 gene, the Mail's was criticised as "perhaps the most infamous and disturbing headline of all". ⏡]

Stephen Lawrence

o Correspondência campaigned vigorously for justice over the murder of Stephen Lawrence in 1993. On 14 February 1997, the Correspondência front page pictured the five men accused of Lawrence's murder with the headline "MURDERERS", stating "if we are wrong, let them sue us". ⏢] This attracted praise from Paul Foot and Peter Preston. ⏣] Some journalists contended the Correspondência had belatedly changed its stance on the Lawrence murder, with the newspaper's earlier focus being the alleged opportunistic behaviour of anti-racist groups ("How Race Militants Hijacked a Tragedy", 10 May 1993) and alleged insufficient coverage of the case (20 articles in three years). ⏤] ⏥]

Two men who the Correspondência had featured in their "Murderers" headline were found guilty in 2012 of murdering Lawrence. After the verdict, Lawrence's parents and numerous political figures thanked the newspaper for taking the potential financial risk involved with the 1997 headline. ⏦]

Stephen Gately

A 16 October 2009, a Jan Moir article criticised aspects of the life and death of Stephen Gately. It was published six days after his death and before his funeral. The Press Complaints Commission received over 25,000 complaints, a record number, regarding the timing and content of the article. It was criticised as insensitive, inaccurate and homophobic. ⏧] ⏨] The Press Complaints Commission did not uphold complaints about the article. ⏩] ⏪] Major advertisers, such as Marks & Spencer, had their adverts removed from the Mail Online webpage containing Moir's article. ⏫]

Cannabis use

On 13 June 2011, a study by Dr Matt Jones and Michal Kucewicz ⏬] on the effects of cannabinoid receptor activation in the brain was published in The Journal of Neuroscience ⏬] ⏭] ⏮] and the British medical journal The Lancet. ⏯] The study was used in articles by CBS News, 𖏜] Le Figaro, 𖏝] and Bild 𖏞] among others.

In October 2011, the Correio diário printed an article citing the research, titled "Just ONE cannabis joint can bring on schizophrenia as well as damaging memory." The group Cannabis Law Reform (CLEAR), which campaigns for ending drug prohibition, criticised the Correio diário report. 𖏟] Dr Matt Jones, co-author of the study, said he was "disappointed but not surprised" by the article, and stated: "This study does NOT say that one spliff will bring on schizophrenia". 𖏟] Dorothy Bishop, professor of neuroscience at Oxford University, in her blog awarded the Correio diário the "Orwellian Prize for Journalistic Misrepresentation", ⎜] 𖏠] 𖏡] The Correspondência later changed the article's headline to: "Just ONE cannabis joint 'can cause psychiatric episodes similar to schizophrenia' as well as damaging memory." 𖏢]

Ralph Miliband article

In September 2013, the Correspondência was criticised for an article on Ralph Miliband (father of then Labour-leader Ed Miliband and prominent Marxist sociologist), titled "The Man Who Hated Britain". 𖏣] Ed Miliband said that the article was "ludicrously untrue", that he was "appalled" and "not willing to see my father's good name be undermined in this way". Ralph Miliband had arrived in the UK from Belgium as a Jewish refugee from the Holocaust. o Jewish Chronicle described the article as "a revival of the 'Jews can't be trusted because of their divided loyalties' genre of antisemitism." 𖏤] Conservative MP Zac Goldsmith linked the article to the Nazi sympathies of the 1st Viscount Rothermere, whose family remain the paper's owners. 𖏥] 𖏦] 𖏧]

The paper defended the article's general content in an editorial, but described its use of a picture of Ralph Miliband's grave as an "error of judgement". 𖏨] In the editorial, the paper further remarked that "We do not maintain, like the jealous God of Deuteronomy, that the iniquity of the fathers should be visited on the sons. But when a son with prime ministerial ambitions swallows his father's teachings, as the younger Miliband appears to have done, the case is different." 𖏩] A spokesman for the paper also described claims that the article continued its history of anti-Semitism as "absolutely spurious." 𖏪] However, the reference to "the jealous God of Deuteronomy" was criticised by Jonathan Freedland, who said that "In the context of a piece about a foreign-born Jew, [the remark] felt like a subtle, if not subterranean hint to the reader, a reminder of the ineradicable alienness of this biblically vengeful people" 𖏫] and that "those ready to acquit the Mail because there was no bald, outright statement of antisemitism were probably using the wrong measure." & # 91116 & # 93

Gawker Media lawsuit

In March 2015, James King, a former contract worker at the Mail's New York office, wrote an article for Gawker titled 'My Year Ripping Off the Web With the Daily Mail Online ' . In the article, King alleged that the Mail ' s approach was to rewrite stories from other news outlets with minimal credit in order to gain advertising clicks, and that staffers had published material they knew to be false. He also suggested that the paper preferred to delete stories from its website rather than publish corrections or admit mistakes. 𖏭] In September 2015, the Mail's US company Mail Media filed a $1 million lawsuit against King and Gawker Media for libel. 𖏮] Eric Wemple at the Washington Post questioned the value of the lawsuit, noting that "Whatever the merits of King's story, it didn't exactly upend conventional wisdom" about the website's strategy. 𖏯] In November 2016, Lawyers for Gawker filed a motion to resolve the lawsuit. Under the terms of the motion, Gawker was not required to pay any financial compensation, but agreed to add an Editor's Note at the beginning of the King article, remove an illustration in the post which incorporated the Daily Mail's logo, and publish a statement by DailyMail.com in the same story. 𖏰] 𖏱]

Anti-refugee cartoon

Following the November 2015 Paris attacks, 𖏳] a cartoon in the Correio diário by Stanley McMurtry ("Mac") linked the European migrant crisis (with a focus on Syria in particular 𖏴] ) to the terrorist attacks, and criticised the European Union immigration laws for allowing Islamist radicals to gain easy access into the United Kingdom. 𖏵] Despite being compared to Nazi propaganda by O jornal New York Times, 𖏶] and criticised as "reckless xenophobia," and racist, the cartoon received praise on the Mail Online website. 𖏷] A Correio diário spokesperson told The Independent: "We are not going to dignify these absurd comments which wilfully misrepresent this cartoon apart from to say that we have not received a single complaint from any reader". 𖏳]

Anthony Weiner scandal

In September 2016, the Mail Online published a lengthy interview and screenshots from a 15-year-old girl who claimed that the American politician Anthony Weiner had sent her sexually explicit images and messages. The revelation led to Weiner and his wife Huma Abedin—an aide of Hillary Clinton—separating. In late October, less than two weeks before the presidential election, FBI director James Comey stated that files found on Weiner's devices may be relevant to Clinton's email controversy. 𖏸] Weiner pleaded guilty in May 2017 to sending obscene material to a minor, and in September he was jailed for 21 months. 𖏹]

Campaigns against plastic pollution

The paper has campaigned against plastic pollution in various forms since 2008. The paper called for a levy on single use plastic bags. ⎚] The Daily Mail's work in highlighting the issue of plastic pollution was praised by the head of the United Nations Environment Program, Erik Solheim at a conference in Kenya in 2017. 𖏺] Emily Maitlis, the newscaster, asked Green Party leader Caroline Lucas on Newsnight, 'Is the biggest friend to the Environment at the moment the Correio diário?' in reference to the paper's call for a ban on plastic microbeads and other plastic pollution, and suggested it had done more for the environment than the Green Party. Environment group ClientEarth has also highlighted the paper's role in drawing attention to the plastic pollution problem along with the Blue Planet II documentary. 𖏻] 𖏼]

Gary McKinnon deportation

Attempts by the United States government to extradite Gary McKinnon, a British computer hacker, were campaigned against by the paper. In 2002, McKinnon was accused of perpetrating the "biggest military computer hack of all time" 𖏽] although McKinnon himself states that he was merely looking for evidence of free energy suppression and a cover-up of UFO activity and other technologies potentially useful to the public. o Correio diário began to support McKinnon's campaign in 2009 – with a series of front-page stories protesting against his deportation. 𖏾]

On 16 October 2012, after a series of legal proceedings in Britain, Home Secretary Theresa May withdrew her extradition order to the United States. Gary McKinnon's mother Janis Sharp praised the paper's contribution to saving her son from deportation in her book in which she said: 'Thanks to Theresa May, David Cameron and the support of David Burrowes and so many others – notably the Daily Mail – my son was safe, he was going to live.' 𖏿] 𖐀]

Abd Ali Hameed al-Waheed

In December 2017 the Correio diário published a front-page story entitled "Another human rights fiasco!", with the subheading "Iraqi 'caught red-handed with bomb' wins £33,000 – because our soldiers kept him in custody for too long". The story related to a judge's decision to award money to Abd Ali Hameed al-Waheed after he had been unlawfully imprisoned. The headline was printed despite the fact that during the trial itself the judge concluded that claims that al-Waheed had been caught with a bomb were "pure fiction".

In July 2018 the Independent Press Standards Organisation ordered the paper to publish a front-page correction after finding the newspaper had breached rules on accuracy in its reporting of the case. o Correio diário reported that a major internal investigation was conducted following the decision to publish the story, and as a result, "strongly worded disciplinary notes were sent to seven senior members of staff", which made it clear "that if errors of the same nature were to happen again, their careers would be at risk". 𖐁]

Powder Keg Paris

In August 2018, the Mail Online deleted a lengthy news article by journalist Andrew Malone which focused on "illegal migrants" living in the Paris suburb of Saint Denis, after a string of apparent inaccuracies were highlighted on social media by French activist Marwan Muhammad, including mistaking Saint-Denis, the city, for Seine-Saint-Denis, the department northeast of Paris. Local councillor Majid Messaoudene said that the article had set out to "stigmatise" and "harm" the area and its people. The journalist, Andrew Malone, subsequently deleted his Twitter account. 𖐂] 𖐃]


Libel lawsuits [ edit | editar fonte]

The Correio diário has been involved in a number of notable libel suits.

Successful lawsuits [ edit | editar fonte]

  • 2001, February: Businessman Alan Sugar was awarded £100,000 in damages following a story commenting on his stewardship of Tottenham Hotspur Football Club.
  • 2003, October: Actress Diana Rigg awarded £30,000 in damages over a story commenting on aspects of her personality.
  • 2006, May: £100,000 damages for Elton John, following false accusations concerning his manners and behaviour.
  • 2009, January: £30,000 award to Dr Austen Ivereigh, who had worked for Cardinal Cormac Murphy-O'Connor, following false accusations made by the newspaper concerning abortion.
  • 2010, July: £47,500 award to Parameswaran Subramanyam for falsely claiming that he secretly sustained himself with hamburgers during a 23-day hunger strike in Parliament Square to draw attention to the plight of Tamils in Sri Lanka.
  • 2011, November: the former lifestyle adviser to Cherie Blair and Tony Blair, Carole Caplin received "substantial" libel damages over claims in the Correspondência that she was about to reveal intimate details about her former clients.

Unsuccessful lawsuits [ edit | editar fonte]

  • 2012, February: Nathaniel Philip Rothschild, lost his libel case against the Correio diário, after the High Court agreed that he was indeed the "Puppet Master" for Peter Mandelson, that his conduct had been "inappropriate in a number of respects" and that the words used by the Daily Mail were "substantially true".
  • 2012, May: Carina Trimingham, the partner of former Secretary of State for Energy and Climate Change Chris Huhne, was ordered to pay more the £400,000 after she lost her High Court claims for damages for alleged breach of privacy and harassment against the Correio diário. Huhne, whilst married, had an affair with Trimingham, who herself was in a lesbian civil partnership and then later left his wife Vicky Pryce for Trimingham. This and a series of other events involving Pryce and Huhne, led to his resignation from the Cabinet, both of them being arrested for perverting the course of justice and the criminal prosecution R v Huhne and Pryce.

Flying into history – Ireland & the story of the first Transatlantic Flight

On 17 December 1903 Orville Wright piloted the world&rsquos first powered airplane in a successful flight. Above a windswept North Carolina beach, Wright flew the plane at a height of 20 feet and for a mere 12 seconds. In all the plane covered a distance of 120 feet in the air.

From such rudimentary beginnings it was remarkable that 16 years later John Alcock and Arthur Brown made the first successful transatlantic crossing by air. Compared to Wright&rsquos brief flight, Alcock and Brown flew non-stop for over 14 hours and travelled 1,890 miles from Newfoundland to Clifden in County Galway.

One of the major reasons for the rapid development of air transport was the outbreak of the First World War. In 1913, shortly before the outbreak of the war, the Correio diário had offered a prize of £10,000 for a successful air crossing of the Atlantic in under 72 hours. While the prize was substantial, aviation technology was not yet developed enough that anyone but the foolhardiest would even try and tackle the crossing. Both the British and the Germans saw the military advantage of planes during the First World War. First for reconnaissance purposes, and later as fighting machines. Given the military demands for efficient and effective aircraft, plus the deep pockets of both countries, aircraft technology developed quickly and became far more dependable (although still highly dangerous) between 1914 and 1918.

A commemorative cover from Flight International magazine to mark the 25th anniversary of Alcock and Brown's flight. It draws parallels between their journey and the one taken by Christoper Columbus in 1492 (Image: Flight International, 15 June 1944)

Both Alcock and Brown (the former a pilot, the latter an engineer and navigator) had flown in the Royal Flying Corp during the First World War. During the war a plane Alcock was flying in crashed over Turkey, while Brown was shot down over Germany.

Both men were German prisoners-of-war until their release in 1918. Alcock would often tell the story that the dream of flying the Atlantic came to him while he was a prisoner. After he had returned to Britain he made contact with the Vickers firm and was appointed their pilot for the transatlantic challenge. He would later meet Brown who, although unemployed at the time, was hired as navigator for the challenge due to his skills and the extensive number of flying hours he had under his belt.

o Correio diário contest to fly the Atlantic had been suspended during the war, but was opened up again in November 1918. The summer of 1919 duly brought a number of teams to Newfoundland to attempt the crossing, and Alcock and Brown departed, flying their Vickers Vimy, in the early afternoon of 14 June. On board alongside the two men was a package of mail for delivery, 3,900 litres of fuel, an electric generator to power the radio and provide heat, and two toy cats as lucky mascots. Shortly after take off the generator failed which meant that the two men had no heat in their open cockpit and, critical in such an endeavour, no functioning radio or intercom.

In effect they would have to fly the whole way without heat, and no way of talking to the ground or, perhaps more importantly, to each other.

Across the Atlantic they were hampered by thick fog, and in the early morning of 15 June they flew through a heavy snowstorm. So rudimentary was the technology for this flight that the weather was critical. In fog and snow Alcock&rsquos vision was impaired. Given that they were relying on readings from a sextant to offer them direction, such poor visibility left the men effectively lost above the Atlantic through the night.

On the morning of 15 June, Brown finally spotted the western coast of Ireland. While there had been plans to fly onto London, the men decided that it would be safer, because of poor weather, to attempt a landing on the seemingly flat green land of Derrygimlagh bog which lay just outside of Clifden. The bog was an important target for Alcock and Brown. Not only did it look like a basic landing strip, given its grassy appearance, but the bog was also the home of the Marconi Wireless and Telegraph Station that sent and received messages crossing between Europe and the United States. If their landing, and hence their crossing of the Atlantic was successful, then the news could be spread across the world by the Marconi staff almost instantly.

Brown (left) and Alcock (right) in the Automobile Club on Dawson Street, Dublin, after arrived from Clifden. Note the cat mascots: one on Alcock's lap and the other on the cushion between the pair (Image: Irish Life, 20 June 1919. Full collection available in the National Library of Ireland)

At 8.40 in the morning Brown brought the plane into land. He mistook what he thought was flat grass for his landing area, and instead brought the plane to a halt on the bog and the historic first crossing of the Atlantic ended with the Vickers upright, its nose buried in the soft bog of Derrygimlagh. As planned, the word of their success was telegraphed around the world, and journalists from across Ireland and beyond sped to Clifden to interview the two men. In the event Tom Kenny of the Connacht Tribune arrived first, and got the biggest interview of his career. Celebratory telegrams were received from Downing Street and Buckingham Palace and, from Rolls Royce (the makers of the engine that had got them across the Atlantic) cases of champagne arrived which were drunk at an impromptu party that night in Clifden.

On the morning of 16 June, Alcock and Brown, the news of their historic crossing and a previously unknown bog in the west of Ireland were front page news across the world. The landing point that signalled their successful crossing is now marked by a memorial in the bog, and the feat of Alcock and Brown placed Ireland in a central role for the future of transatlantic aviation. The first east-west crossing of the Atlantic took place from Dublin in 1928, and featured Irishman Colonel James Fitzmaurice as one of the three-man crew. From the late 1930s Foynes functioned as the Irish base of the transatlantic flying plane fleet and, from the late 1940s Shannon airport was the stopping off point for all passenger planes, irrespective of their departure point in Europe, from the journey to North America.

Alcock and Brown were rightly hailed as heroes in 1919. Their successful flight was a testament to their skill, but also a product of how rapidly aviation had been developed during the years of World War One.

From the time of their landing in the west of Ireland onwards, the country would play a key role in the history of 20th century aviation. The Alcock and Brown flight was a remarkable feat and one, given that news from Ireland at the time was dominated by reports of the fighting in the War of Independence, gave the world an alternative and perhaps more uplifting view of the country.

Professor Mike Cronin is Academic Director at Boston College-Ireland and a Director of Century Ireland


Assista o vídeo: Primeira Guerra Mundial - O impacto na Itália