Loftus: The Hall of Dreams

Loftus: The Hall of Dreams

“Havia uma grande casa no centro dos jardins, onde agora restava apenas aquele fragmento de ruína. Era um lugar evitado pelo povo da aldeia, como havia sido evitado por seus pais antes deles. Muitas coisas foram ditas sobre isso, e todas eram más. Ninguém jamais se aproximou dele, nem de dia nem de noite. Na aldeia era sinônimo de tudo o que é profano e terrível. ”

~ William Hope Hodgson, The House on the Borderland

III. A casa dos Mortos

A mansão ficava orgulhosamente no final da nova entrada de automóveis 1, do outro lado dos portões de ferro que a mulher conhecia tão bem. Uma casa outrora muito amada, foi abandonada e amaldiçoada, como um cadáver enterrado em solo profano 2. A morada melancólica, abandonada e desolada, é atualmente uma beleza decadente de uma era há muito passada. Uma verdadeira obra de arte dos melhores 19 º artesãos do século, nenhuma despesa foi poupada na sua reconstrução. Isso, no entanto, acabaria resultando em sua queda. Todos os esforços foram em vão, pois a escuridão e o medo continuam a reinar, lado a lado, dentro de suas paredes. E sua alma agora está escondida, atrás de janelas fechadas com tábuas, que impedem a luz e a vida de entrarem. Se algum ocupante ainda persistir, ele será tudo menos humano.

Este Hall of Dreams mudou de nome e de mãos muitas vezes ao longo de sua existência, embora nunca tenha sido realmente possuído; pelo menos, não por seres mortais. Além dos Redmonds de origem normanda e, mais tarde, da afortunada família Loftus, abrigou duas ordens católicas. As Beneditinas (1917-1935), que renomearam o Salão como Convento de Santa Maria e educaram as freiras do Noviciado e as Irmãs da Providência da Ordem Rosminiana (1937). Este último transformou o salão abandonado em um convento e escola para meninas e montou uma capela para que os moradores assistissem à missa semanal. No entanto, como todos os residentes mortais, sua estadia no Hall seria curta, impregnada de lembranças amargas de morte.

Mais uma vez, o Hall seria abandonado até ser comprado em 1983 por Michael Devereaux; ele reabriria suas portas como o Loftus Hall Hotel. No entanto, a vida de Michael foi tirada nesta casa. Sua esposa, Kay ou Kitty, continuou a residir no Hall até que ele disse a ela para ir embora. E assim o fez, com muita pressa, deixando até roupas e pertences pessoais. Para nunca mais ser visto novamente. Parecia que o Hall pode ter poupado sua vida. E vazios, mais uma vez, continuamos sendo mantidos como reféns.

Aparentemente vazio à primeira vista, embora o mal e a morte tenham sido e sempre tenham sido os únicos residentes permanentes. Como eternidades de escuridão, eles devoraram apaixonadamente qualquer vida que passou a existir dentro de suas paredes.

Loftus Hall também foi o lar de duas famílias notáveis ​​que moldaram e contribuíram para a história do condado de Wexford. A casa histórica agora abriga incontáveis ​​fantasmas e espíritos presos, bem como um inquilino muito mais velho. A mulher sentiu essa energia mais escura e mais velha no dia em que a vi pela primeira vez, quando ela me sentiu enquanto nós duas estávamos nos portões atuais. Ela não tinha certeza do que era, mas não conseguia esquecer o sentimento de pavor e opressão que a dominou; a escuridão absoluta. Ela estava convencida de que era uma força ancestral; anterior à existência do atual Hall, ou para esse assunto, qualquer um dos edifícios já construídos nesta terra cruzada de estrelas. A mulher estava bem ciente de que Loftus Hall, ocupava um “local mais incomum para uma mansão de campo como o marco desolado e exposto que domina a paisagem na península de Hook”.

***

O edifício atual é uma das três residências familiares que foram construídas na área que veio a ser conhecida como Loftus Hall Demesne. O termo “Demesne” evoluiu de “demayn” ou “demeyn” no século 14, quando foi emprestado da lei de propriedade anglo-francesa. Naquela época, a forma anglo-francesa era “demeine”. Um “Demesne” pode ser descrito como o terreno ao redor de uma casa ou feudo, retido pelo proprietário para seu uso pessoal; continha edifícios, jardins, campos agrícolas e bosques. O parque de cervos foi a característica mais distintiva dos primeiros demesnes, abastecido principalmente com gamos introduzidos na Irlanda pelos anglo-normandos. Foi também o local do Poço Sagrado de Dubhán '(também conhecido como poço de Duffin). Ele foi acessado por nossa amada caminhada pelo penhasco, varrida pelo vento e com vista para as rochas e ondas erodidas que batiam na Baía de Hall. O poço ficava a cerca de “meia milha ao norte da Igreja Hook e bem perto dos penhascos na esquina do parque Deer adjacente ao Rathfield no. 13 no Demesne Land Map9. ” E, claro, ao norte de Loftus Hall, e em uma trilha reta, estava o túmulo circular ou carrinho de mão que eu temia quando criança e que ainda pode ser visto hoje.

***

A residência da nobre família Redmond só havia acabado nas mãos de Henry Loftus, por meio de pilhagem e deslealdade e ainda mais derramamento de sangue. Este lugar infeliz que eu conhecia tão bem tinha sido uma grande casa do século XVII. Suas dependências, incluindo a cocheira e nosso jardim murado, sobreviveram a todos nós. A casa terminava em empena com dois andares e nove vãos. Era coberto por um telhado de águas-furtadas e uma empena íngreme com frontão. As duas águias de pedra que nos observavam então, deveriam ser empoleiradas em novos postos de observação deste lugar de tormento. A residência tinha um átrio com altos pilares de pedra encimados por remates esféricos que ainda existem e podem ser vistos hoje. Ele também tinha uma sala de tapeçaria mal-assombrada. Assombrado de fato pelo nosso amor; incapaz de morrer, ele ainda residia dentro de suas paredes frias e agora sem vida.

A casa de Anne já tinha séculos de idade e, embora fosse linda, não posso dizer que alguma vez me senti à vontade no Salão Principal. Sombras, rangidos e gemidos, bem como sussurros e rosnados, viveram para sempre dentro de suas paredes. O mal fazia parte de seus alicerces e, mesmo assim, a mansão errante abrigava muitas almas e segredos. Isso é algo inevitável em um lugar tão antigo como Loftus Hall. Casas antigas são enigmáticas. É fato que propriedades históricas sempre vêm com incontáveis ​​hóspedes invisíveis e muito do que permanece escondido. Eles se tornam vivos por meio das pessoas que residem neles. Eles respiram, amam e sonham da mesma forma que os mortais. Despertando, com cada batida do coração e lamentando cada lágrima enquanto gritam em silêncio. E se ouvirmos com atenção, podemos ser capazes de entender o significado de tais ruídos inexplicáveis. Com o tempo, as paredes se deterioram e seu esplendor desvanece-se. Tudo o que resta então é sua estrutura esquelética e alma; as memórias eternas de todos aqueles que viveram e morreram lá dentro. E isso é, em essência, o que os fantasmas realmente são. Sombras do que já fomos, mas de alguma forma recusando ou incapazes de deixar de existir. Mas algumas coisas não foram feitas para durar para sempre; não é natural. Tão antinatural e desumano quanto o que nos tornamos. E junto com essas coisas estão demônios e monstros. É assim que os sonhos se transformam em pesadelos ...

***

Por Helena B. Scott e Steve Meyler

Todas as imagens são copyright de Steve Meyler e publicadas com permissão.

Este artigo é uma série de extratos de ‘ Loftus: The Hall of Dreams ’ escrito por Helena B. Scott com fotografias de Steve Meyler . Leia mais em: www.thehallofdreams.com

Notas:

1 Tendo olhado os mapas originais do Loftus Hall Demesne conforme apareciam na Pesquisa de Fritzell de 1771, acreditamos que a entrada original para o Hall anterior era através de uma entrada para carros de Portersgate. O portão anterior teria sido localizado onde os jardins murados são evidenciados pelas dobradiças que ainda permanecem para mostrar onde o portão estaria, agora fechado com tijolos

2 Área possivelmente habitada por druidas que se acredita terem sido áreas de sacrifício, mas na qual um castelo normando foi posteriormente construído em 1180. As construções normandas, como igrejas, eram frequentemente construídas em terrenos pagãos e é possível que tenham sido abençoadas da mesma forma então , batizado com sangue, seguindo os costumes para evitar o infortúnio.


Loftus: O Salão dos Sonhos - História

Loftus Hall Originalmente construído como um castelo em 1170, o Loftus Hall é agora uma mansão renovada.

Desde que foi construído em 1350, o Loftus Hall permaneceu uma maravilha arquitetônica. Embora esta impressionante mansão georgiana em Fethard-on-Sea, Irlanda, seja reverenciada por sua beleza, ela também inspirou terror por seus contos arrepiantes de fantasmas.

A lenda diz que um homem misterioso bateu na porta uma noite em 1775 e, embora tudo parecesse normal no início, a família logo descobriu que ele era o próprio diabo. Como a história continua, quando a filha do proprietário viu seus cascos fendidos, ela ficou traumatizada para o resto de sua vida - e seu espírito tem vagado pelos corredores desde então.

Até hoje, os proprietários mais recentes do Loftus Hall & # 8217s oferecem aos visitantes passeios assombrados e pernoites assustadores. E embora eles tenham colocado a mansão de 22 quartos à venda por US $ 2,87 milhões em 2020, quem quer que seja o dono do Loftus Hall no futuro certamente deve abraçar seu legado mal-assombrado também.


Loftus: O Salão dos Sonhos - História

Uma breve história da Península de Hook

Hook Head (Rinn Duáin) é um promontório no condado de Wexford, Irlanda, localizado no lado leste do estuário dos três rios irmãos (o Nore, o Suir e o Barrow).

Faz parte da península de Hook e fica ao lado da cidade histórica de Loftus Hall. Está situado na R734, a 50 km da cidade de Wexford.

Diz-se que o Hook Head encontrou seu caminho para o uso comum do inglês no ditado "By Hook or by Crook". Uma frase derivada de um voto feito por Oliver Cromwell de tomar Waterford por Hook (no lado Wexford do estuário) ou por Crook (uma vila no lado Waterford do estuário).

Loftus Hall

euoftus Hall é uma grande mansão situada na península de Hook.

Ele está localizado no lado direito enquanto você dirige em direção ao Farol de Hook, na ponta da Península de Hook.

O primeiro castelo foi construído no local em 1170 pelo cavaleiro normando Raymond Les Gros, que mudou seu sobrenome para Redmond para adaptar uma identidade irlandesa.

A família Redmond construiu o Hall em 1350 durante a época da Peste Negra para substituir o castelo.

Em seguida, tornou-se conhecido como Redmond Hall e permaneceu na família Redmond até a década de 1650, quando foi dado à família Loftus, que eram plantadores ingleses, como parte da conquista cromwelliana.

Redmond Hall então se tornou Loftus Hall.

Tornou-se a residência principal da Família Loftus em 1666, quando Henry Loftus, filho de Nicholas Loftus, passou a residir no Hall.

O edifício que existe hoje foi fortemente reformado entre 1872 e 1879 pelo 4º Marquês de Ely, John Wellington Graham Loftus, em preparação para uma visita de sua majestade a Rainha Vitória. Sua mãe, Lady Jane Loftus, Marquesa de Ely, foi a Senhora do Quarto de dormir da Rainha Vitória de 1851 a 1889.

As renovações do Loftus Hall foram inspiradas na Osbourne House, onde Lady Jane Loftus passou muito tempo com a Rainha Victoria. Infelizmente, a visita da Rainha nunca aconteceu e a família Loftus ficou com uma dívida enorme após todas as obras.

Após sua morte sem filhos em 1889 e a morte de sua mãe um ano depois, a massa falida foi posta à venda.

Em 1917, o Loftus Hall foi comprado pela ordem beneditina das freiras que residiram no Hall por 18 anos. Foi então assumido e administrado pelas Irmãs da Providência como uma escola para meninas interessadas em ingressar na ordem até o início dos anos 1980.

Em 1983 foi comprado por Michael Deveraux, que o reabriu como “Loftus Hall Hotel”, que foi posteriormente fechado novamente no início de 1990.

Era propriedade privada da família sobrevivente de Deveraux até o final de 2011, quando foi vendido para seus atuais proprietários, a família Quigley de Bannow.

A Família Quigley assumiu um grande compromisso, pois o Hall estava abandonado quando foi comprado. Eles garantiram a estrutura e estão dando grandes passos para regenerar os jardins murados, o pátio e a casa para garantir o futuro do salão Loftus nos próximos anos.

A lenda do Loftus Hall

euoftus Hall fica sozinho e austero na paisagem desolada, este pano de fundo adiciona à sua história assustadora.

Há muitos anos é dito que foi visitado pelo Diabo, por isso muitas pessoas da área circundante ficam nervosas para entrar no local depois de escurecer.

Diz a lenda que, durante uma tempestade no mar, um estranho sombrio se aproximou do Salão a cavalo depois que seu navio foi empurrado para o porto próximo com mar agitado. Ele foi convidado a buscar abrigo e passou alguns dias com a família Tottenham, que morava no Hall na época. A jovem Lady Anne Tottenham ficou especialmente fascinada com esse estranho escuro e caiu de pernas para o ar por ele. Uma noite, durante um jogo de cartas, ela deixou cair uma carta e ao se abaixar para pegá-la, ela percebeu que este estranho escuro tinha cascos fendidos em vez de pés. Assim que percebeu o que ela tinha visto, ele disparou pelo telhado em uma bola de chamas.

Anne nunca se recuperou, ela entrou em estado de choque e loucura e sua família a trancou na sala de tapeçaria por medo de que alguém a visse. Ela morreu alguns anos depois, ainda muito jovem, mas sua morte não foi liberada como servas e familiares relataram tê-la visto vagando pela casa à noite. A família tinha o padre católico local, pe. Broaders exorcizou o Salão, mas não conseguiu exorcizar a sala de tapeçaria.

Esta história foi contada ao longo dos anos e muitos disseram que há algo sobre Certas áreas do Salão, sua atmosfera, a temperatura e a sensação geral de mal-estar.

Desde que o Loftus Hall foi reaberto ao público em 2012 para visitas às casas, as pessoas afirmam ter sentido e visto coisas no Hall que as deixaram maravilhadas.


LOFTUS

Loctushum, Locteshusum (xi cent.) Lofthusum (xii cent.) Lofthus (xii-xv cent.) Loftous, Loftos (xiii cent.) Lofthouse (xiii – xix cent.).

A paróquia contém a cidade mercantil de Loftus e, ao sul, as fazendas isoladas de High e Low Wapley (nota 1) com Gallihowe, Deepdale e Street Houses ao norte. Sua área é de 3.744 acres, dos quais 137 acres são litorais, 6 acres são cobertos por águas interiores, (fn. 2) 885 acres são terras aráveis, 1.741 acres de grama permanente e 457 acres de florestas e plantações. (nota 3)

Todo o município é chamado de Loftus, mas, como em 1308-9, é dividido por um riacho em North Loftus e South Loftus. (nota 4)

Entre 1615 e 1633, todas as terras aráveis, prados e pastagens nos campos comuns e 'ings' de North Loftus foram repartidos entre os fazendeiros que haviam comprado o feudo. (nota 5) A terra das antigas cercas no sul da paróquia é considerada de qualidade superior aqui, há uma quantidade considerável de bosques antigos, e em 1791 Thomas Richardson da Abadia de Handale foi recompensado pela Sociedade de Artes por tendo plantado 40 acres de terra com madeira mista (nota 6) que ainda floresce. O subsolo é oólito inferior, inferior, médio e superior, o solo argiloso. O arenito branco duro é obtido para fins de construção (nota 7). A rocha de alúmen foi mencionada em uma carta a Sir Thomas Chaloner em 1603-17 (nota 8) e as obras de alúmen foram iniciadas pouco antes de 1657-8, quando a mina foi arrendada em um arrendamento pelo senhor do feudo (nota 9) que o arrendou para a Coroa por £ 400 anuais em 1665 (nota 10) e se recusou a reduzir o aluguel para £ 300 por ano, apesar das ameaças de Sir Anthony Ashley Cooper. (nota 11) Os trabalhos foram temporariamente suspensos em 1673 e, como consequência, o cais e as escadas construídas para os operários estavam sendo destruídos pelo mar. (nota 12) Aparentes do feudo de North Loftus em 1717 eram as casas de alúmen, minas e rochas, todas as outras minas, carrascos de destroços, fossas, tanques, cisternas, depósitos de carvão, paraísos e estádios. (nota 13) Uma diminuição de 140 na população em 1831 foi atribuída ao estado depreciado das fábricas de alúmen e a consequente emigração para a América. (nota 14) Diz-se que a população mais do que dobrou em 1861-71, devido ao início da indústria do ferro. (nota 15) A pedra de ferro foi inicialmente enviada a Middlesbrough para fundição, mas a Fundição de Ferro de Skinningrove agora está estabelecida aqui. Em 1874, a realeza das minas de Loftus do Norte pertencia ao Sr. Anthony Lax Maynard de Skinningrove, a das Minas de Loftus do Sul ao Conde de Zetland. (nota 16) Existem em Loftus depósitos de madeira e serrarias.

A linha da costa de Yorkshire recua para oeste nesta freguesia, formando o grande Hummersea Cliff, que varia de 300 pés a 625 pés de altura. Em seu ponto mais alto está Gallihowe. Middle Gill ergue-se por High Wapley no sul a uma altura de 650 pés e flui para o norte pelo local do priorado cisterciense de Handale ou Grendale. (nota 17) Agora não há vestígios, mas em 1808 podia-se ver a extremidade oeste da capela - esqueletos foram encontrados aqui por volta de 1830. (nota 18) Uma fábrica de algodão havia sido estabelecida no local alguns anos antes naquela data, mas devido à diminuição da demanda durante a guerra europeia, as obras estavam paralisadas (nota 19) e em 1846 foram demolidas. (nota 20)

Depois de deixar o priorado, o riacho flui para o norte através de Wapley, Handale e Loftus Woods, passando pela Holywell Farm and Cottage e juntando-se a Liverton Mill Beck a oeste de Loftus Mill. Um afluente sobe por Far e Near Foulsyke no leste da freguesia, divide a aldeia de Loftus em duas partes e transforma o Moinho Loftus (nota 21) antes de se unir ao chefe beck, que então, como Kilton Beck, desce em uma pequena vale bem arborizado para o mar entre Loftus e Skinningrove.

Loftus, 1½ milhas para o interior na estrada Whitby e Saltburn, tem uma estação na linha Whitby e Saltburn da ferrovia North Eastern. O distrito urbano formado pela Lei do Governo Local de 1894 (nota 22) compreende as freguesias de Loftus, Liverton e Skinningrove. Uma bonita cidade, apesar da sua indústria mineira, cresceu à volta da velha High Street, no centro da qual se encontram a Câmara Municipal e a Igreja de St. Leonard. Árvores abundam em todos os lugares. Foi declarado em 1808 que um mercado semanal tinha sido iniciado recentemente e era uma conveniência para os trabalhadores de alum (nota 23) o atual mercado de porcos, carne e vegetais, realizado no sábado, pertence ao Marquês de Zetland, que afirma sob uma carta antiga é alugada pelo Conselho do Distrito Urbano de Loftus. (nota 24) Uma feira anual de lã é realizada em junho.

Uma escola primária pública foi construída pelo Marquês de Zetland, e uma escola católica romana foi inaugurada em 1906. Há uma igreja católica romana dedicada à honra da SS. Joseph e Cuthbert também existem capelas congregacionais, wesleyanas e metodistas primitivas.

A mensagem principal em Loftus foi dada por Thomas Humet ao Priorado de Guisborough no século 13 (nota 25) e do século 17 (nota 26) ao século 19 os senhores do feudo viveram aqui. Sir Robert Dundas, que melhorou muito a cidade, construiu o Loftus Hall. (nota 27)

A casa paroquial foi construída em 1844 e apresenta um estilo italiano.

Uma cisto e um esqueleto foram encontrados em um túmulo em Wapley Moor (nota 28) Cockpit Hill, por muitos anos plantado com árvores, supostamente contém restos sepulcrais. (nota 29)

Rosecroft, agora uma fazenda, é mencionada no século 12 (nota 30) e pode ter alguma conexão com o lugar Roscheltorp do século 11. (nota de rodapé 31) Outros nomes antigos na paróquia são Boythorp, Brakynwath, Selandes, Midilheveth, Fulfredale, Warthouflates, Wartesecteflates, Crudescroft, Croseflat, Blakestayndale, Grundlous, Grenhals superflufredale, Warthouflates, Wartesecteflates, Crudescroft, Croseflat, Blakestayndale, Grundlous, Grenhals superflorlyfits, Westmyewra, Swaberimorgate (fn. 32) (fn. xiii.) Tibthorpe (fn. 33) (xvi cent.) Alamclose, Lathefield, Scawes, Castle Cliff, (fn. 34) e um vizinho chamado Scotgate (fn. 35) (xvii cent.) Radcliffe Close, Marrs, Micklehow e Longtailles fecha (nota 36) (século xviii).

Mansões

Havia duas vilas de LOFTUS (nota 37) em 1086, cada um composto de 4 carucates de terra. Antes da Conquista, o conde de Siward de Northumberland mantinha 4 carucates aqui como uma 'mansão', então valendo £ 48, mas em 1086 resíduos. Ao feudo pertencia o soke de 'Roscheltorp,' Hinderwell, Boulby, (nota 38) Easington, Liverton, Guisborough, Rockcliff, Upleatham, Marske, West Leatham, (nota 39) Lazingby e Lackerby, (nota 40) em todos os 46½ carucates no castrado, e todos, com exceção de Easington, destruídos. (nota de rodapé 41) Antes de 1074, todas essas terras haviam sido concedidas a Hugh Earl of Chester (nota de rodapé 42) e uma multa ainda era paga de Loftus para custódia em Chester Castle no final do século 13 (nota de rodapé 43) embora as terras do conde Hugh muito antes tivessem passado para os Percys, que depois foram senhores feudais. (nota 44)

Do primeiro Peter de Brus (nota 45) um senhorio mesne desceu (nota 46) para Fauconbergs de Skelton (nota 47) e deles para os subsequentes senhores de Skelton. (nota 48)

Um sub-inquilino Richard Barde foi dito no século 13 ter sido o primeiro senhor (tanto do Norte quanto do Sul de Loftus) após a Conquista. (nota 49) Com o consentimento de Roger, seu irmão e herdeiro, ele subornou o Priorado de Guisborough dos serviços de Robert de Butterwick por 3 carucates de terra aqui (nota 50), mas morreu deixando um filho e herdeiro Geoffrey, (nota 51 ) talvez o Geoffrey a quem Loftus pertencia em 1179-80. (nota 52) Geoffrey foi sucedido por seu parente e herdeiro (nota 53) William de Sauchay, (nota 54) que em 1201 lavrou Loftus para William de Stutevill (nota 55) e cruzou os mares. Participando com os inimigos do rei, ele perdeu suas terras inglesas, e em 1205 o senhor mesne Pedro de Brus pagou uma multa por ter seisin de Loftus. (nota de rodapé 56) Os senhores de Brus retiveram o feudo e parte do vilarejo em suas próprias mãos (nota de rodapé 57) até que o terceiro Peter de Brus aparentemente subornou seu tio Simão de Brus, a quem ele concedeu terras, o moinho , e terno do moinho. (nota de 58) Depois disso, Peter, que morreu em 1272, (nota de 59) deixou esses cortiços para o Priorado de Guisborough para encontrar um capelão para orar por sua alma e a de seus ancestrais e herdeiros. (fn. 60) O feudo e o moinho pertenceram subsequentemente a Guisborough Priory até a dissolução dessa casa. (nota 61)

A fábrica pertencia ao feudo no tempo de William de Sauchay (nota 62), mas antes e depois estava nas mãos de sub-inquilinos. Diz-se que foi mantida na época de Henrique II com 3 carucados de terra aqui por um Tybaud que deixou filhas e co-herdeiros Emma e Maud. (nota de rodapé 63) Em 1230-1, Roger de Butterwick, descendente de Emma, ​​e Roger, filho de Peter, (nota de 64) descendente de Maud, disputaram quanto a esses cortiços. (nota 65) Então veio um Alexander de Butterwick que deixou filhas e herdeiros, Maud, casado com Peter, filho de Humphrey de Lazingby, e Cecily casada com Thomas de St. Martin, que concedeu em honorários a Peter de Lazingby 6s. 5d. aluguel da usina. (nota de rodapé 66) Em 1278, Pedro, filho de Humphrey, concedeu a mensagem principal, fechar e moer ao lado da mensagem principal para o Priorado de Guisborough, (nota de rodapé 67) e Cecília e seu filho William renunciaram a todos os seus direitos. (nota de rodapé 68) A libra de John, filho de Robert de Lazingby em South Loftus é mencionada em 1305. (nota de rodapé 69) De acordo com uma petição de 1465, 'o feudo de South Loftus' foi concedido em 1327 por William de Embleton (Elmedon ) para Richard de Thornton e Denise, sua esposa e seu filho, com o restante falhando em tal assunto para William, filho de Roger Terry, com cauda-macho com reversão contingente aos herdeiros de William. (nota 70) No fracasso dos herdeiros dos Thorntons e Terrys, o feudo foi reivindicado por Thomas de Embleton como bisneto do concedente. (nota 71) Nenhuma história adicional dessa propriedade foi encontrada.

Os Humets talvez estivessem sob controle dessas famílias. Diz-se que o primeiro Peter de Brus concedeu parte do vilarejo aos 'ancestrais de William Humet e outros inquilinos' (nota 72) que possuíam 4 carucates aqui em 1272. (nota 73) Antes disso, entretanto, Thomas O filho de Eudo de Humet concedeu ao Priorado de Guisborough a residência principal e o moinho ao lado do jardim com seu traje e piscina. (nota de rodapé 74) Os Humets ainda mantinham cortiços em South Loftus em 1428. (nota de 75)

A Coroa parece ter mantido o feudo após a rendição do priorado até 1602, quando o moinho, o próximo chamado Tibthorpe, várias mensagens e 32 ganchos de terra, pertencentes recentemente ao Priorado de Guisborough, foram concedidos a Richard Burrell de Londres e William Allen. (nota 76) Esses cortiços foram posteriormente conhecidos como o feudo de NORTH LOFTUS(fn. 77) South Loftus tornando-se apegada a Handale. Richard Burrell vendeu o feudo em 1615 para William Duck, (nota de rodapé 78) um ​​dos três curadores nomeados para o propósito pelos fazendeiros de North Loftus, a quem os curadores transferiram cada um suas próprias terras, Philip Wheath, escrivão, adquirindo o mansão. (nota de rodapé 79) Filipe morreu por volta de 1633 e seu filho Philip (nota de nota 80) em 1651 transmitiu a mansão a Zachary Steward, (nota de 81) DD, irmão e herdeiro de John Steward deste lugar, (nota de 82) em taxa. (nota de rodapé 83) Zachary em 1655-6 foi sucedido por seu filho Zachary (nota de rodapé 84) (vivo em 1666), cuja filha e herdeira Maria (nota de 85) deve ter se casado com Thomas Moore, pois em 1694 e 1695 Thomas Moore , Mary, sua esposa, e Zachary Steward Moore fizeram acordos da mansão com uma garantia contra os herdeiros de Mary. (nota 86) A mansão, como propriedade de Zachary Steward Moore, irmão de Thomas Moore de Angram Grange, (nota 87) foi registrada entre as propriedades 'papistas' em 1717. (nota 88) Um guarda-caça foi nomeado para o 'feudo de Loftus do Norte e do Sul' em 1738 por Zachary Harmage Moore (nota 89) 'de esbanjamento de memória'. (nota de rodapé 90) Ele vendeu Loftus a Sir Robert Dundas, (nota de rodapé 91) ancestral do atual proprietário, o Marquês de Zetland. (nota 92)

Beckwith de Handale. Argent a cheveron gules fretty ou entre três cabeças de cervas gules arrasado e um chefe gules com um saltire gravado entre duas rosas e tantas demi fleurs de lis all or.

O convento das freiras cistercienses em HANDALE (apelido Grendale, xii-xiv cent. Grindale, xvi-xviii cent. Handle, xviii cent.) É dito ter sido fundado em 1133 (nota de rodapé 93) por William filho de Richard de Percy de Dunsley, (nota de nota 94) filho mais novo do inquilino-chefe Domesday. Na dissolução, o local e os acessórios foram avaliados em 40s. (nota de rodapé 95) O feudo foi arrendado em 1540 para Ralph Beckwith, ourives, de York, (nota de rodapé 96) e a reversão do local e o moinho ao lado do convento foram vendidos pela Coroa em 1543 para Ambrose Beckwith, (fn. . 97) cuja família se estabeleceu aqui. Ambrose morreu apoderado do "feudo ou mensagem da capital" antes de 1575, deixando um filho e herdeiro Leonard (nota 98) que morreu em 1624 e foi sucedido por Newark, filho de seu irmão Roger. (nota de rodapé 99) Newark morreu em 1656. Seu filho e herdeiro Leonard (nota de rodapé 100) fez um acordo do feudo e moinho como o feudo de 'South Loftus' no início de 1660-1. (nota 101) Os filhos de Leonard, Roger e William (nota 102) morreram sem filhos, mas Roger, filho de seu filho Newark, estava morando na Abadia de Handale em 1741 (nota de 103) e foi nomeado guarda-caça para seus "feudos" da Abadia de Handale e Wapley em 1748. (nota de rodapé 104) Roger, que aparentemente morreu sem filhos (nota de rodapé 105) em 1758, (nota de rodapé 106) vendeu-o a um Sr. Sanderson de Staithes, sua filha e herdeiro casou-se com Thomas Richardson, de quem o priorado foi comprado por Thomas Stephenson, proprietário em 1808. (nota de rodapé 107) A mansão foi transportada por John Buckton e Ann, sua esposa, em 1819, para Thomas Jackson (nota de rodapé 108) e em 1846 era propriedade de John Bell. (nota 109) Desde então, seguiu a descida de Thirsk (q.v.).

O vilão de WAPLEY (Walplo, Walepol, Wapelhou, Walplwe, xiii cent. Walplowe, xiii – xvi cent. Wapley, Whaplowe, xvi cent. Wayplay, xvii cent. Waupley, Woapley, xvii cent.) Passou com Loftus de William de Sauchay para o primeiro Peter de Brus, que o deu às freiras de Handale. (nota de rodapé 110) Após a dissolução em março de 1544–5, o feudo foi concedido ao Arcebispo de York (nota de rodapé 111) e desde então desceu com o feudo de Marske (nota de rodapé 112) (q.v.).

Igreja

A igreja de ST. LEONARD foi reconstruído em 1811, o antigo edifício foi descrito por Graves por volta de 1808 como um 'edifício mesquinho e humilde' em uma condição negligenciada. (nota 113) Ord em 1846 descreve a igreja como um 'edifício simples, mas amplo, construído principalmente por Bonomi, a cujo gênio arquitetônico não confere grande brilho'. (nota 114) Com exceção da torre oeste, que permanece como erguida em 1811, a igreja foi quase totalmente reconstruída novamente em 1901, algumas partes apenas das antigas paredes oeste e sul restantes, e agora consiste em uma capela-mor de 10 metros . 6 pol. Por 24 pés., Sacristia norte e câmara do órgão, nave de 18 m por 24 pés, corredor norte de 3 m de largura e torre oeste de 9 pés quadrados, todas essas medidas sendo internas. Não existe divisão estrutural entre a capela-mor e a nave, estando ambas sob uma única cobertura contínua de telha vermelha. O novo edifício é em estilo gótico, com uma grande janela pontiaguda de cinco luzes e rendilhado perpendicular na extremidade leste, e uma arcada de quatro arcos pontiagudos para o corredor. Há uma história clara no lado norte e o corredor tem um telhado de chumbo plano. O edifício não tem interesse arquitetônico. A torre termina com um parapeito em apuros e tem um mostrador de relógio nos lados norte e oeste em direção à cidade.

A fonte e os acessórios são modernos, e o órgão data de 1902. Há dois sinos, um datado de 1811 e o outro uma reforma moderna de um antigo sino com a inscrição em letras góticas 'Ave Maria gratia'.

O prato consiste em uma taça de prata sem marcas e de desenho bastante simples, e uma patena com quatro marcas muito desgastadas (a letra da data é possivelmente a de 1713), com a inscrição 'O Presente do Rev d . H. S. Hildyard M.A. Rector of the Parish, Lofthouse, A.D. 1859. ' Há também um frasco e um prato de estanho. (nota 115)

Os registros começam em 1697.

Advowson

Havia uma igreja sem sacerdote (nota de rodapé 116) em 1086. (nota de nota 117) William de Sauchay deu a igreja ao Priorado de Guisborough (nota de rodapé 118) e, desde a dissolução, o advogado foi retido pela Coroa. (nota 119) A vida é uma reitoria.

Instituições de caridade

Em 1735, Thomas Woodill, por testamento, planejou um terreno em Ugthorpe, contendo 5 acres ou próximo, para os pobres desta paróquia e de Ugthorpe. A soma de £ 2, sendo uma parte do aluguel, é distribuída, juntamente com uma taxa de aluguel de 12s. pago em relação à caridade de Ralph Robinson, entre os pobres, em somas de 2s. para cada destinatário. Em 1864, Thomas Earl of Zetland deu £ 1.666 13s. 4d. consoles, os dividendos a serem aplicados nas escolas diurnas e dominicais.

A capela Wesleyana e o cemitério foram transmitidos por escrituras de 1814 e 1841, e um prédio da escola foi adquirido por escritura em 1836.

A capela conhecida como Capela Ebenezer, constituída por escrituras de 7 de junho e 19 de outubro de 1828, foi por ordem dos Charity Commissioners de 23 de julho de 1907 autorizada a ser vendida, e o produto arrecadado para custear as despesas da capela da Congregação ora erigida em um site em West Road, que foi transmitido por relações de confiança aprovadas pelos Comissários de Caridade.


Casas assombradas e misteriosas cabanas com portões: a história da Irlanda e rsquos escondida

The term “historical revisionism” or “secret history” is perhaps the most suitable category to describe a lavishly produced book about an historic mansion tucked away on the tip of the Hook peninsula in southwest Wexford. Loftus, The Hall of Dreams (Maison Noir Press, €125) by Helena B Scott adopts a new perspective and beguiling approach to the history of the house, said to be one of the most haunted in Ireland and known for its psychic disturbances.

Based on a Gothic story supported by historical facts, Scott’s text marries appealingly with Steve Meyler’s striking photographs of Loftus, its demesne and surroundings to create a substantial landscape-style book printed on silk paper. A mysterious and alluring landscape, the peninsula has attracted invaders from monks to Vikings and from Normans to Knights Templar. Previously known as Redmond Hall, its name was changed to Loftus Hall in 1666 following the Cromwellian conquest. Down the years it has masqueraded under many guises and in the 20th century became a convent and later hotel.

Through the use of tarot cards, each representing a specific subject, the author attempts to solve a mystery from the past – a paranormal experience which disturbed her in the hall and which she likens to a crime scene investigation. Containing a wealth of detail, this is not a crime novel nor a traditional textbook, and although some sections read like fiction, no parts are made up. The intriguing story, which embraces ley lines, geomancy and freemasonry, has many surprises and makes history come alive in a distinctive way. The book is best perused during the long winter nights curled up by the fireside when the reader should expect the unexpected.

A completely different approach to the built heritage is taken by Kimmitt Dean, who for 50 years has been gathering information about Ireland’s gate lodges. His third volume in the series, The Gate Lodges of Munster: a gazetteer, (Wordwell, €30) represents an exhaustive study of the history and architecture of 2,775 of these quirky buildings divided by county. The gate lodge was the prelude to the big house, a symbol of the power, status and wealth of the owner to impress passersby and neighbours.

Relacionado

Half of the lodges have been demolished, deserted or boarded up, sad reminders of halcyon days but a considerable number of fanciful and ostentatious styles survive. Many are characterful, such as Fota at Carrigtohill in Cork which is lovingly maintained, as well as the exquisite lodge at Muckross in Killarney. The decoratively thatched roof of Deenagh Lodge, also in Killarney, is now frequented by tourists in its new role as a tearoom. One of the most extravagant is Dromana at Villierstown in Co Waterford where the gate lodge, built in the Hindu-Gothic style, is better known than the mansion and comes with copper onion domes modelled on the Royal Pavilion in Brighton.

Dip into this book and you will go on dipping. Written in a brisk staccato style, it features the expressive lingua franca of architecture. You will learn about decorative fascias and entablatured breakfronts, carved bargeboards, ornamental quatrefoil toes, mouth-organ fanlights and a raft of plinths, friezes and cornices. The author has been on his perambulations again and the final volume of his life-long immersion into this huge enterprise will feature Connacht in 2019.

One of Ireland’s best-known castles at Kilkenny, occupying a commanding position over the river Nore, has been home to the powerful Butler family for more than six centuries and is a place where history lies deep. The Chief Butlers of Ireland and the House of Ormond (Irish Academic Press, €50) edited by John Kirwan, is an illustrated genealogical guide with a comprehensive record of the lineage of the Chief Butlers, dukes, marquesses and earls of Ormond and their families.

An illuminating 40-page essay by archaeologist Ben Murtagh outlines the complex history, architecture and archaeology of the castle with details on alterations, renovations and remodelling. Since 1969, it has been in State care and is now a major visitor attraction.

Antiquities of Rural Ireland (Wordwell, €25) by Muiris Ó Súilleabháin, Liam Downey and Dara Downey, sheds light on Ireland’s agricultural and rural past focusing on monuments sometimes overlooked. Divided into seven sections, the book ranges from farming and food-processing, settlement and historical routes, to turf-harvesting, salt-making and kelp-production.

Coastal features explored take in a selection of “old reliables” including Martello towers, coastguard stations, lighthouses and promontory forts. The final section looks at ritual and ceremony covering rock art, wedge tombs, ogham stones, holy wells and the absorbing story of cillíní, children’s burial grounds which occur in a diverse range of landscape settings. Illustrated throughout with maps, aerial photographs, colour images and sketches, this is an instructive handbook to help identify fixtures in the landscape.

Paul Clements is a contributor to the newly published Fodor’s Essential Ireland, 2019. His email address is: [email protected]

Subscriber Only

An index of selected articles available exclusively to our readers with an Irish Times digital subscription


Loftus History

NOTE: Loftus Parish in the 19th century and up to World War II comprised the township of Loftus plus the hamlets of Waupley and Streethouses.

When you set about getting to know Loftus, the first thing to get straight is its name. The Parish registers date from 1697 but the name on their covers read LOFTHOUSE – the spelling as the names of two other Yorkshire villages – both in the west of the county. Loftus in Cleveland kept that early spelling until c1890 so that it is written as Lofthouse on all census returns currently available to researchers. So if an ancestor of yours is recorded as being born at Lofthouse, Yorkshire, it may NOT mean your having to seek out parish registers covering Lofthouse in Nidderdale, or Lofthouse near Leeds – what you want could well be Lofthouse in Cleveland and therefore at Teesside Archives.

Loftus was a pre-conquest settlement, held by Siward, Earl of Northumberland. By the time the Domesday Book was compiled, however, the land around it had suffered a great deal from King William I's efforts to subdue his rebellious northern subjects. Much of it was recorded as 'lying waste'. The Percy family held the land for several generations, and Guisborough Priory owned more than 700 acres of it in the late 13th century.

The Parish Church of St Leonard (rebuilt 1811 and again in 1901), is believed to have dated from the 13th century, although it was almost certainly built on the site of an earlier Saxon Church, as a record of its clergy dates back to 1294.

Two miles to the south of Loftus lies the site of Handale Abbey – home of a religious community founded in 1133, though the ruins of it had all but disappeared at the beginning of the 19th century. From the dim and distant past of this area, a legend has survived (being more durable than bricks and mortar!). Most people will have heard of Wearside's 'Lambton Worm'. Loftus too, was plagued by a fearsome serpent which ate cattle (and fair maidens, of course) until one, Scaw, put an end to it with his trusty sword.

It's a pity that no local musician set the tale to music, as they did at Lambton, then perhaps the name of Loftus in Cleveland would be more widely known. (“Oxford Dictionary of Place Names” mentions Lofthouse in Nidderdale, Lofthouse near Leeds, but its compilers seem to have been unaware that we have a Lofthouse/Loftus in Cleveland).

Such reference books may overlook Loftus in our own times, but it was an important place in 18th and 19th century Cleveland. Unlike Skelton, Brotton and Marske, which were mainly agricultural communities until ironmaking started. Loftus had an 18th century industry – Alum mining. At the beginning of the 19th century, it ranked as a 'Market Town'. Alum miners mostly lived at Streethouses, coming into 'the township for the Thursday market.

Loftus has another distinction that dates back to 1801. Family historians are sometimes heard to lament the fact that England's earliest censuses – 1801, 1811, 1821 1831 include only numbers: no names. All we know about most East Cleveland parishes in 1801 is the number of households, and the number of men and women each contained. Loftus, however can boast something very like a complete census that was taken in 1801.

At that time, it was feared that French troops might attempt to invade the North East coast. Parish Constables in the danger area were required to supply certain information about farm stock, stores of bay and corn, numbers of inhabitants willing to help with defence arrangements, and number who would help if an area had to be evacuated.

Some parish Constables filled in the required returns with mere numbers others listed names of those willing to help. But William Dobson, Parish Constable of Lofthouse, did the job with commendable thoroughness. He wrote down the name of every householder, men as well as women, giving occupations, number of people in each household and the capacity in which each able bodied male was prepared to serve, should the need arise.

For example, we know that one, Joseph Toas, had three people in his household who would need help if evacuation became necessary that he earned his living as a labourer and that he was prepared to undertake the driving of farm stock to a place of safety. William Dobson actually went one better than the census takers later in the century. He recorded Thomas Atkinson, Sailor, absent at sea, and Kenneth McClean, away in prision. No need for researchers to scour the returns for 'strays' in this mini-census.
(You'll find it all in Appendix 3 of “Escape the Monster's Clutches” compiled by M Y Ashcroft. There's a copy in Teesside Archives and the Society also holds a copy) (Library is now at Teesside Archives. Ed)

One name is missing from William Dobson's list. Zachery Moore had been Lord of the Manor at Loftus until a few years before this time, but he was such a reckless spender that he had to sell out to the Dundas family who owned most of Loftus in the 19th century. John Walker Ord in “History of Cleveland” (1846) pays tribute to Sir Robert Dundas who died in 1844 having done a great deal to improve farming standards in the area and improving the quality of life for his tenants. He also built Loftus Hall.

In the 1850's, Loftus seems to have declined somewhat in importance. Whellan's “Topography of the North Riding” (1859) ranks it as a 'village' because its market had ceased to be held, except for the sale of meat. Oddly enough, it was 1857 that Loftus achieved another distinction – it was the first parish in what is now Langbaurgh Borough (Now Redcar & Cleveland – Ed) to open a cemetery. The first grave to be dug there received what the sea had left of a poor chap called William Raine who drowned when the 'Amelia' was wrecked off Staithes. He was washed ashore eight months later.

Then in 1865, Loftus iron mine was opened and the 'village' expanded like a balloon. It acquired a railway link with the rest of the area, and a Town Hall (1879) became the administrative centre for the new Urban District created in 1894. It even had a local newspaper of its own. “The Lofthouse Advertiser” commencing in 1876. Published by Joseph Cooke, who also ran a printer's business, it lasted into the 20th century.

Mining came to an end at Loftus in 1958 and Loftus U.D.C. was aborted by Langbaurgh Borough Council in 1974. (Teesside in 1968, Cleveland then Redcar & Cleveland – Ed.) Loftus has gone back to its village status now but it is a village that has every right to be proud of its history.

Parish registers for Loftus 1697 – 1909 are all at Cleveland County Archives, but some later ones have not yet been deposited. There are also some 18th and 19th century 'terriers' and an apprentice record 1809 – 1827 which could yield useful names. There are also non-conformist records for the area – Loftus and Staithes Methodist Circuit 1853-1966.

Census returns for the parish can be studied both at the archives and Redcar Reference Library. The F.H.S./ 1851 index volume 7 gives all Loftus inhabitants in that year. In its local Collection, Redcar Library has several booklets that will extend your knowledge. “The History of the Church of St. Leonard” by J.R.V Carter (1975) is one “A brief History of Loftus” by former Loftus Librarian Michael Oliver, published in 1984 is another. There are a couple of articles about Loftus Sword Dance team founded 1890, and if you fancy a look at copies of “The Loftus Advertiser” keeping the town ahead with the news between1879-1916, you will find issues for those years on microfilm at Redcar Library.

Lastly Loftus, like Marske, has a museum. Their old iron mine had been turned into “The Tom Leonard Mining Museum” open from April to October, photographs, mining tools and equipment can be seen there. Altogether, there's plenty to help you get to know Lofthouse / Loftus.


by the Late Mary Williams (Originally included in Journal of April 1992)

This version taken from CFH Journal October 2005.

Having many ancestors from Brotton and Loftus I have a keen interest in the area, I have transcribed the 1834 Pigots Directory for Skelton which covers Loftus, Brotton and Staithes in the main.


Transcript follows, I hope it is some use to you

Nivard Ovington in Cornwall (UK)

G.g.g.grandson of Ralph OVINGTON born 1775 Loftus, parents William and Mary living at the Warren and g.g.grandson of Thomas OVINGTON b.1818 and Jane Isabella WEBSTER b.1820 both of Loftus.


From Pigot & Co, National Commercial Directory of Yorkshire 1834

SKELTON, KIRK-LEATHAM, LOFTHOUSE, STAITHES AND NEIGHBOURHOODS.

SKELTON is a village and township, in the parish of its name, in the eastern division of the wapentake of Langbaurgh, North Riding, three miles and a half N. E. from Guisborough. It was formerly celebrated for its castle, which was erected by Robert de Brus, a Norman Baron, who came over with the Conqueror. There are now but few remains of the ancient building existing,
the whole having been modernised in 1794. It was once the seat of John Hall Stephenson, Esq. known in the literary world as the author of "Crazy Tales," it is now the residence of John Wharton, esq. The church, which is dedicated to All Saints, was rebuilt in 1775. The living is a perpetual curacy, in the gift of the Archbishop of York : the present incumbent is the Rev. William Close. The parish contained, in 1831, 1,241 inhabitant, and the township 781 of that number.

KIRK-LEATHAM is a village and township, in the parish of its name, in the same division and liberty as Skipton, about four miles and a half N.N.W. from Guisborough situate near the mouth of the Tees, and is chiefly celebrated for its hospital, founded and endowed by Sir William Turner, for the maintenance of forty poor persons, viz. ten men and ten. women, and an
equal number of boys and girls. There are a chaplain, a master, a mistress, a surgeon, and a nurse, who have salaries and apartments in the hospital the annual income of which amounts lo about £1,600.An elegant chapel adorns the centre of the building, and over the altar is a
splendid painting on glass. By means of a bequest made by Sir William Turner, a building for a free grammar school was erected in 1709, by the
nephew of the donor. There are, however, no scholars at present on the foundation,the premises being occupied by poor families rent-free. The church is a handsome structure, dedicated to St. Cuthbert the living is a discharged vicarage, in the gift of Henry Vansittart, esq. The parish contained, at the
last census, 1,074 inhabitants, and the township 663 of that number.

LOFTHOUSE is a village, in the parish of its name, (having no dependent township), in the same division, and liberty as Skelton, pleasantly situate about five miles E.N.E. from that town and 9 from Guisborough. The vicinity abounds with stone and alum rocks, the latter being worked to a considerable extent by Sir Robert Dundas, under the able management of Mr. William Hunton, and afford constant employment to nearly one hundred persons, thereby contributing largely towards the support of the village. The church is dedicated to St. Leonard the living is a rectory, in the gift of the crown, and incumbency of the Rev. Sir William Mursay, bart. Here are two Sunday schools, zealously superintended by the Rev. James Bruce, minister of the chapel for independents here. A customary market is held on Thursday, but it is by no means considerable. The parish contained, in 1821, 1,178 inhabitants,and, in 1831, 1,038.

STAITHES is a hamlet, in the parish of Hinderwell, in the same division and liberty as Skipton, 12 miles N.E. from Guisborough, and 11 N. W, from Whitby, situate on the coast of the North Sea, immediately under Cow-bar Nab, Fish curing is the principal occupation of the inhabitants, who are said to vie with Yarmouth in their method of preserving the herring. Cerca de
one mile hence are the extensive Boulby Alum Works, belonging to Messrs. Baker and Jackson, superintended by Mr. George Westgarth : these works employ many of the industrious poor. Population returned with the parish, which contained, in 1831, 1,881 inhabitants, 1,698 of whom were returned for the township of HINDERWELL, and 183 for that of ROXBY.

POST, SKELTON.-Letters arrive from and are despatched to GUISBOROUGH, daily,


Many Thanks to Nivard Ovington for transcribing the above and allowing us to use it on the site.

NOBILITY, GENTRY, AND CLERGY.
Bruce Rev. James, Lofthouse
Close Rev. William, Skelton
Dundas Right Hon.,Lord, Marsk
Dundas the Hon. Thomas, M.P. Up-Leatham
Harrison Rev. Joseph, Marsk
Hixon Mr. John Ellerby (attorney) Skelton
Hutchinson Mr. Thomas, Brotton
Lacy Jonathan, esq. Up-Leatham
Shaw Rev. Edward, Kirk-Leatham
Smith Rev. William, Hinderwell
Todd Colonel -, Lofthouse
Vansittart Henry,esq. Kirk-Leatham
Wharton John, esq. Skelton castle
Wilkinson Rev. Jos. Up-Leatham

ACADEMIES & SCHOOLS.
Adamson Catherine (brdng) Skelton
Adamson James, Skelton
Bailey Elizabeth, Kirk-Leatham
Binks Edmond, Kirk-Leatham
Cook Jane, Brotton
Creason William, Marsk
Metcalf Dorothy, Lofthouse
Mills Smith, Brotton
Rogers John, Marsk
Rogers Mary, Marsk
Sharp John, Skelton
Ward John, Lofthouse
Watson George, Lofthouse

ALUM WORKS.
Hunton Wm, manager, Lofthouse
Westgarth Geo. manager, Boulby

BAKERS.
Bonnett John, Staithes
Dowson Thomas, Staithes
Hasewell John, Lofthouse
Scott William, Staithes
Taylor Elizabeth, Staithes

BLACKSMITHS.
Bradley Thomas, Yearby
Carter Thomas, Skelton
Bryon Luke, Up-Leatham
Bryon Newrick, Marsk
Kilburn William, Skelton
Parvin John, Marsk
Robinson Isaac, Lofthouse
Robinson Robert, Skelton
Sanders John, Staithes
Savers Anthony, Lofthouse
Smallwood William, Staithes
Walker William, Lofthouse
Young William, Skelton

BOOT & SHOE MAKERS.
Adamson Leonard, Staithes
Bell Robert, Skelton
Brown Mark, Staithes
Brown William, Lofthouse
Bunting Thomas, Skelton
Hatherton John, Skelton
Hebron John, Lofthouse
Jackson William, Staithes
Johnson John, Skelton
Johnson Thomas, Yearby
Lewis John, Skelton
Low Thomas, Skelton
Pindar Jonathan (& clog) Staithes
Seamer John, Staithes
Simpson George, Brotton
Spinks James, Staithes
Thompson Thomas, Brotton
Wilkinson William, Up-Leatham
Wilson Thomas, Marsk

BUTCHERS.
Gibson William, Staithes
Mann Christopher, Staithes
Mann William, Lofthouse
Parks Thomas, Staithes
Stevenson John, Marsk
Ventriss William, Up-Leatham
Walker Thomas, Lofthouse
Walker Thomas, Staithes
Wilkinson William, Skelton
Williamson William & Son, Skelton

GROCERS & DRAPERS.
(See also Shopkeepers, &c.)
Adamson Robert, Lofthouse
Brown William, Lofthouse
Dixon William (& druggist) Skelton
Hutton Richard, Staithes
Longstaff George, Lofthouse
Macnaughten Duncan, Skelton
Macnaughten George, Lofthouse
Moore Ann & Son, Staithes
Moore Thomas, Lofthouse
Patten William, Lofthouse
Shemelds Thomas & Son, Skelton

HERRING CURERS.
Lavrick George, Staithes
Skelton Thomas, Hinderwell
Smallwood William, Hinderwell
Trettles Matthew, Staithes

JOINERS, CABINET MAKERS AND CARTWRIGHTS

Burton William, Staithes Carrick Mark, Skelton Chapman John,

Hinderwell Stonehouse Roger,

Lofthouse MILLERS. Bell James,

Lofthouse Moon Isaac & George,

Staithes Wilson John, Lofthouse

Breckon Elizabeth, Staithes

Gowland William, Skelton Robson Thomas, Brotton

SHOPKEEPERS & DEALRS IN GROCERIES & SUNDRIES.

Beadnall Thomas, Lofthouse

Coates Richard (and bacon dealer) Staithes

Robinson Benjamin, Skelton

Trettles Thomas (aud fish dealer) Staithes

Wilkinson Elizabeth, Skelton

Wilson Christopher, Skelton

Sanders Thomas, Up- Leatham

Bailey Charles, Kirk-Leatham

Shemelds Thomas & Son, Skelton

Brown Mark, Staithes Miscellaneous.

Bradley Robert, bricklayer, Yearby

Brown Addison, ship owner, &c. Staithes

Brown Ths.ship owner & master.Staithes

Dawson Thomas, linen, weaver, Skelton

Gibson William, retailer of beer. Staithes

Laverick Thomas, saddler, Staithes

Overend Thomas, slater, Lofthouse

Toase Thos. brazier & tinman, Lofthouse

Wilson Christr. retailer of beer, Skelton

George Hogarth, from .Marsk, every Tues. and Sat.-and Ths. Johnson, from Staithes,Wed.& Fri.

To STOCKTON, Jonathan Wilkinson, from Lofthouse,every Tues.-and Robt. Robinson, from Skelton, Wed. and Sat. To WHITBY, William Mann & Jonathan Wilkinson, from Lofthouse, every Fri- day, and Thomas Johnson, Thursdays.


Loftus: The Hall of Dreams - History

The Loftus hall which stands today on a baron edge of the Hook peninsula in County Wexford was built over the remains of Redmond Hall in 1870. Redmond Hall had been the residence of the Redmond family since around 1350.

On the 20 July 1642, during the Irish Confederate Wars, Redmond Hall was attacked by English Soldiers. The Soldiers took a ship from Duncannon Fort with around ninety men and two small canons. Alexander Redmond, who at the time was sixty eight years old, barricaded the Hall and prepared to defend it. At his side were his two sons Robert and Michael, some of their tenants, two men at arms and a tailor who happened to be working in The Hall at the time, a total of ten men. The English discovered that their small canons made little impression on the front door of The Hall, and to add to their troubles around half the English soldiers abandoned their captain to pillage the countryside. During the fight a heavy sea mist descended on the Hook Peninsula and the English forces were unaware that an Irish Confederate force in the area, coming to the aid of the Redmonds, had marched up behind them. Around thirty English soldiers escaped to their boat, many were killed including the English captain, with the remainder taken as prisoners. The next day several of the English prisoners felt the hangman’s noose tighten around their necks. On the 20th August a further eleven of the prisoners were hanged at New Ross.

Alexander Redmond was attacked several more times, but received favourable terms from Cromwell. When he died around 1651, his family, however, were evicted.


Where ‘the devil played cards’: Ireland’s ‘most haunted house’ on the market for €2.65m

T he mansion on the Hook Peninsula in Fethard-on-Sea, Co Wexford, was bought by local brothers Aidan and Shane Quigley in 2011 and subsequently opened to the public for the first time in 20 years in 2012.

Its foreboding presence and reputation as the most haunted house in Ireland has led to it becoming a tourist attraction and film location. The 2018 Gothic horror movie The Lodgers was filmed there in 2016.

According to legend, the devil himself is among those said to have visited Loftus Hall, arriving one stormy night in 1775 and befriending the young Anne Loftus.

Invited to play cards with Anne and the rest of the Loftus family, the devil’s identity was uncovered when his cloven foot was seen beneath his clothes.

He is said to have disappeared through the roof of the building, and a large hole remains today.

Although the building underwent an exorcism some years later, the legend persists.

Loftus Hall has established itself as a popular attraction, with tours operating throughout the year and peaking at Halloween.

It is being sold by Keane Auctioneers whose “ghostwriter” describes it as possessing “some of the most beautiful architectural design that can be found in any property of its kind” and “absolutely oozing with potential for possibly a boutique spa, country guest-house or many other commercial applications”.

Aside from its ghostly reputation, its other claim to fame is the ornate staircase in the main hall which was just one of three with the same design in the world. The other was the grand staircase on the Titanic, while there’s a similar one at the Vatican.

“This could be the retreat of dreams, for the house offers unrivalled views all over the Hook Peninsula, St George’s Channel and Dunmore East,” the auctioneers said. It is situated on 63 acres overlooking the sea in what the auctioneer describes as a “one-off, unique setting”.

“It is steeped in history, originally built by the Norman knight Raymond Les Gros (later known as Redmond) and portrays some of the most beautiful architectural design that can be found in any property of its kind.

“From the magnificent entrance/driveway, which leads to the front door, its truly captivating gardens, stone buildings, excellent car-parking, private beach and top quality multi-purpose lands – the house sits on overlooking all of these and takes in unrivalled views.”

Described as having the “potential to make one of the most stately homes in the country” it has 22 bedrooms on three floors, 14 bathrooms, reception and function areas.

“While in need of some extensive refurbishment, it maintains some of its “unique feature including the remarkable hand-carved staircase, magnificent fireplaces, unique architectural features (all with their own legendary stories and tales), to name but a few. “


The Legend of Loftus Hall

'THE Legend of Loftus Hall' dates from 1766, when the house was occupied by the Tottenham family.

L ord Tottenham had married Anne Loftus some years earlier and the couple had two daughters - one called Elizabeth, and other also called Anne - but his wife became ill and died while those girls were still very young, and Tottenham took another wife to assist in the bringing up of his daughters.

At the time, many ships landed on the shores of the peninsula and it was customary for their occupants to take shelter from storms at the great Hall. It was during one such storm, after Tottenham's daugthers had grown into young women, that a ship pulled up unexpectedly at nearby Slade Harbour, and a stranger made his way to Loftus Hall, where he too was taken in. This time though, the storm continued for days and even weeks, and so the stranger continued to reside at the big house.

Lady Anne Tottenham found herself becoming close to the visitor during all this time, and they would spend many hours sitting and talking to each other in The Tapestry Room, before spending the nights playing cards with other members of the family and occasional visitors.

During one of these games, Lady Anne dropped a card, and leaned down to pick it up. She saw a cloven hoof, and began to scream. The stranger had been exposed as The Devil - he immediately disappeared through the roof in a ball of fire, leaving the family shocked in The Card Room, and Lady Anne in a trauma from which she would never recover.

It is said that the family grew embarrassed by her state, and locked her away in the same Tapestry Room where she had spent so much time with the stranger. There she remained until her death in 1775 - and it is from there that her ghost is reputed to have haunted the house and surrounds ever since.

Meanwhile, poltergeist-like activity was blamed on the spirit of the devil for the many years that followed. While an exorcism was carried out many years later by the local Fr Thomas Broaders, it is said it wasn't 100 per cent effective. and that the house is still haunted to this very day.


Next owner of Loftus Hall

Aidan says he doesn't think there's any doubt that the next owner of the house will have a strong interest in the paranormal and in the house's history.

He said: "It's not something you're going to buy and accidentally discover, because it is world-renowned."

According to Aidan, Loftus Hall has a "funny way of picking its own owners".

He observed: "I think the next chapter of Loftus Hall will be an exciting one.

"I would love that the public will always have access to Loftus Hall - I wouldn't like to see it being returned to a private residence."

Aidan, for his part, says he has no regrets about the purchase of the house - saying it has been a very rewarding nine years.


Assista o vídeo: Irish Ghost Hunters - Loftus Hall